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Evolução das Bombas elétricas modernas de refrigeração - Baixa tensão

Electric Coolant Pumps Evolution - Low voltage

BORGUEZAN, MILTON ; Pedulla, João ; RUL, ANDREJ ; Eleotério, Ronaldo ; WEIMANN, BENJAMIN ; FISCHER, KEVIN ;

Trabalho completo:

A sustentabilidade e a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) são fortes impulsionadores das mudanças tecnológicas na indústria automotiva. Os veículos eletrificados têm grande relevância para o alcance desses objetivos e a utilização de circuitos de gerenciamento térmico mais eficientes têm exigido grande atenção. A utilização de bombas de água elétricas permite melhor controle da temperatura dos motores à combustão nos veículos híbridos pois podem trabalhar em faixas de rotação controladas, nos veículos elétricos são essenciais para garantir o funcionamento adequado do sistema. Para atender às demandas dos circuitos de gerenciamento térmico, as bombas elétricas de água evoluíram com a utilização de tecnologias avançadas de integração, grande padronização de componentes aplicados e aumento da densidade de potência, aumento de eficiência hidráulica e aperfeiçoamento da refrigeração do motor e da eletrônica de potência. Através dessa abordagem, é possível reduzir o comprimento do conjunto em até 45% e do peso em até 55%. Este paper tem a finalidade de demonstrar como essas novas tecnologias em bombas elétricas de água foram empregadas para a elaboração de uma nova linha de produtos atendendo aos objetivos de melhor integração, eficiência e montagem nos veículos.

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Sustainability and the reduction of Greenhouse Gas (GHG) emissions are strong drivers of technological changes in the automotive industry. Electrified vehicles are of great importance in achieving these objectives and the use of more efficient thermal management circuits has required great attention. The use of electric water pumps allows better control of the temperature of combustion engines in hybrid vehicles as they can work in controlled speed ranges. In electric vehicles, they are essential to ensure the proper functioning of the system. To meet the demands of thermal management circuits, electric water pumps have evolved with the use of advanced integration technologies, great standardization of applied components and increased power density, increased hydraulic efficiency and improved engine and power electronics cooling. Using this approach, it is possible to reduce the length of the assembly by up to 45% and the weight by up to 55%. This paper aims to demonstrate how these new technologies in electric water pumps were used to create a new line of products meeting the objectives of better integration, efficiency and assembly in vehicles.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP15

Referências bibliográficas
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Como citar:

BORGUEZAN, MILTON; Pedulla, João; RUL, ANDREJ; Eleotério, Ronaldo; WEIMANN, BENJAMIN; FISCHER, KEVIN; "Evolução das Bombas elétricas modernas de refrigeração - Baixa tensão", p. 95-108 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP15

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