Artigo - Open Access.

Idioma principal

EXISTE QUARTO MONTESSORIANO? ANÁLISE DE PROJETOS DE QUARTOS INFANTIS BASEADOS NA PEDAGOGIA MONTESSORIANA

Ramalho, Gessica de Sousa ; Nogueira, Helena de Cássia ; Damacena, Elizabeth ;

Artigo:

Maria Montessori estabeleceu princípios pedagógicos com o propósito de favorecer o desenvolvimento infantil. Porém, seus estudos têm inspirado projetos de interiores de quartos infantis, incluindo-se, nesse contexto, o mercado de móveis, com a disseminação de camas ao nível do chão, com formato de casinha. Essa pesquisa objetiva analisar projetos de quartos infantis que se intitulam Montessorianos, para avaliar a sua correspondência aos objetivos propostos por essa pedagogia. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica para identificar projetos de quartos infantis publicados no meio acadêmico e um levantamento de móveis comercializados na web, para análise. Resultando em uma síntese de recomendações para projetos de quartos infantis.

Artigo:

Maria Montessori established pedagogical principles with the purpose of favouring child development. However, her studies have inspired interior designs of children's rooms, including, in this context, the furniture market, with the dissemination of beds at floor level, shaped like a little house. The aim of this research is to analyse the design of children's rooms and furniture that call themselves Montessori in order to evaluate their correspondence to the objectives proposed by this pedagogy. For that, a bibliographical review was carried out to identify projects of children's rooms, published in the academic environment and a survey of furniture and toys, commercialized on the web, for analysis. Resulting in a synthesis of recommendations for children's room projects.

Palavras-chave: Quarto Montessoriano, Pedagogia Montessori, Antropometria Infantil,

Palavras-chave: Montessori bedroom, Montessori pedagogy, Children's anthropometry.,

DOI: 10.5151/eneac2022-059

Referências bibliográficas
  • [1] ALBUQUERQUE, Cláudia Galdino de Macêdo; Anteprojeto de Design de Interiores de um
  • [2] Quarto Infantil com Características da Teoria Montessoriana. Instituto Federal de Educação
  • [3] Ciência e Tecnologia da Paraiba. Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores.
  • [4] Trabalho de Conclusão de Curso, João Pessoa, 2015.
  • [5] BATISTA, Fernanda Gasparoti; Mobiliário Infantil Conceito de uma Cama Montessori. TCC -
  • [6] Trabalho de Conclusão de Curso de Design, com habilitação em Design de Produto, como
  • [7] requisito parcial para a obtenção do grau em Design de Produto, da Faculdade de Arquitetura,
  • [8] Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Bauru, 2017.
  • [9] COSTA, Uilma Carla de Souza; Expositor de Livros Infantis para Sala de Aula do Ensino
  • [10] Fundamental. 67 f. Monografia apresentada à Universidade Federal de Pernambuco - Centro
  • [11] Acadêmico do Agreste, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Design.
  • [12] Caruaru, 2017.
  • [13] FALCO, Fernanda de; A Importância do Espaço na Educação Infantil. 2017.
  • [14] MARQUES, Heitor Romero (2020): “Decoração de quartos infantis inspirados no método
  • [15] montessori”, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, (enero
  • [16] 2020). En línea: https://www.eumed.net/rev/cccss/2020/01/decoracao-quartosinfantis.html http://hdl.handle.net/20.500.11763/cccss2001decoracao-quartos-infantis
  • [17] KANO, Júlia Lopes; BARATA, Tomás Queiroz Ferreira; SANGLARD, Maria José Canêdo.
  • [18] Mobiliário Infantil Orientado ao Comportamento Sustentável e Livre da Criança. MIX
  • [19] Sustentável, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 77-89, mar. 2020. ISSN 24473073. Disponível
  • [20] em:. Acesso em: 29/03/2022.
  • [21] doi:https://doi. org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.77-89.
  • [22] RODRIGUES, M.M.; OLIVEIRA, G.F. O Modelo Pedagógico idealizado por Maria
  • [23] Montessori: aplicabilidade do método e contribuições para o Desenvolvimento Infantil. Id
  • [24] on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Janeiro de 2017, vol.10, n.33, Supl 2. p. 139-
  • [25] 148. ISSN: 1981-1179
  • [26] MARTINS, Ana Carolina Braga de Almeida e FERREIRA, Raquel Ondeza, Maria Montessori e
  • [27] suas valiosas contribuições para a educação. In: Revista Digital Simonsen, no10, maio, 2019.
  • [28] Disponível em www.simonsenbr/revistasimonsen. ISSN: 2446-5941.
  • [29] MONTESSORI, Maria. A criança. Edição integral. São Paulo, Brasil. Círculo do Livro S.A, 1988.
  • [30] MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: pedagogia científica / tradução de Pe. Aury
  • [31] Maria Azélio Brunetti – Campinas, SP: Kírion, 2017. Editora: Kírion.
  • [32] MONTESSORI, Maria. Mente Absorvente. Rio de Janeiro: Nórdica, 1987, 316p.
  • [33] MONTESSORI, Maria. Formação do Homem. 2ª Edição, Portugália Editora (Brasil). 1985.
  • [34] MONTESSORI, Maria. A Educação e a Paz. Tradução Sonia Maria Alvarenga Braga. -
  • [35] Campinas, SP: Papirus, 2014. 2.531 Kb; PDF
  • [36] MONTESSORI, Maria. Para Educar o Potencial Humano. Tradução: Mirian Santini;
  • [37] consultoria e revisão da tradução: Sonia Maria Alvarenga Braga. - Campinas, SP: Papirus.
  • [38] 2014.
  • [39] MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica. Psicologia e Pedagogia. Livraria Editora
  • [40] Flamboyant. São Paulo, 1965.
  • [41] OLIVEIRA, Luana Alves de; Nessa Casa Tem Criança: O Espaço Residencial Percebido
  • [42] como Favorecedor De Atividades Cotidianas para Crianças de Cinco Anos. 2021. 138f.
  • [43] Dissertação (Pós Graduação em Design) Universidade Federal de Pernambuco, Centro de
  • [44] Artes e Comunicação. Recife, 2021.
  • [45] OLIVEIRA, Rodrigo César de; Design e Ergonomia no Mobiliário Infantil. Centro Universitário
  • [46] Belas Artes de São Paulo. 13º Congresso Nacional de Iniciação Científica. Anais do ConicSemesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas. 2013.
  • [47] PENA, Douglas Jônatas Soares; FACTUM, Ana Beatriz Simon; Adaptando o Espaço para
  • [48] Criança: Utilizando os Critérios Montessorianos para Promoção de uma Infância
  • [49] Autônoma. 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Univille,
  • [50] Joinville (SC). Novembro de 2018.
  • [51] PURWIN, Sanny; Aplicação de estruturas transformáveis no projeto de ambientes
  • [52] preparados do método Montessori. 2019. 165 f. Dissertação apresentada, como requisito
  • [53] parcial para obtenção do título de Mestre, ao Programa de Pós-graduação em Design, da
  • [54] Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Área de concentração: Design. Rio de Janeiro, 2019
  • [55] SALOMÃO, Gabriel; Princípios de Montessori para Famílias e outros textos. 2017.
  • [56] SANTOS, Elisabete Damacena. Vida Prática: Conquistas a partir da experimentação da
  • [57] vida. 18 f. CURSO DE FORMAÇÃO MONTESSORI. Juazeiro-Bahia, Agosto / 2018.
  • [58] SZMUK, Marina Amaral; Quarto Infantil: Proposta de um mobiliário que acompanha o
  • [59] desenvolvimento da criança. 2017. 133 f. Trabalho de Projeto Mestrado em Design de
  • [60] Equipamento Especialização em Design Urbano e de Interiores. Universidade de Lisboa.
Como citar:

Ramalho, Gessica de Sousa; Nogueira, Helena de Cássia; Damacena, Elizabeth; "EXISTE QUARTO MONTESSORIANO? ANÁLISE DE PROJETOS DE QUARTOS INFANTIS BASEADOS NA PEDAGOGIA MONTESSORIANA", p. 912-932 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-059

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações