Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Experimentações Analógico-Digitais no Design de Objetos Cerâmicos

Analog-Digital Experiments in the Design of Ceramic Objects

Amorim, Wadson ; Diniz, Maria Carmem ; Dolabella, Fernanda ;

Artigo completo:

Este presente artigo apresenta os resultados alcançados no projeto de pesquisa “Experimentações Analógico-Digitais no Design de Objetos Cerâmicos”, realizado em 2018 com o fomento do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O estudo teve como objetivo apontar, a partir de práticas experimentais, as possíveis integrações entre processos analógicos e digitais para obtenção de objetos cerâmicos, de modo a verificar os benefícios, limitações e contribuições do Design para o projeto e produção de produtos artesanais integrados ao contexto produtivo do Movimento Maker em Fablabs. Para tanto, o artigo aborda os meios tradicionais na fabricação artesanal de objetos cerâmicos, a relação entre Design e Artesanato na contemporaneidade, contextualiza o fenômeno do Movimento Maker e suas ferramentas de prototipagem rápida bem como sua influência no setor produtivo, identifica e mapeia as tecnologias selecionadas para a prática experimental. O desenvolvimento do experimento é sistematizado em etapas desde a modelagem digital até a obtenção do protótipo em cerâmica numa metodologia de processo híbrido. O estudo busca promover um diálogo sobre o lugar do Artesanato e da tradição diante das novas formas de se pensar e de se produzir na contemporaneidade.

Artigo completo:

This paper presents the results achieved in the research project "Analog-Digital Experiments in the Design of Ceramic Objects", promoted by PAPq of the University of the State of Minas Gerais (UEMG) in 2018. The study had as objective to point out, from experimental practices, the possible integrations between analog and digital processes to obtain ceramic objects, in order to verify the benefits, limitations and contributions of the Design for the project and production of artisanal products integrated to the context of the Maker's Movement in Fablabs. In order to do so, the article deals with the traditional means in the manufacture of ceramic objects, the relationship between Design and Handicraft in the contemporary world, contextualizes the phenomenon of the Movement Maker and its rapid prototyping tools as well as its influence in the productive sector, identifies the technologies chosen for experimental practice. The development of the experiment is systematized in steps from digital modeling to the prototype in ceramic in a hybrid process methodology. The study seeks to promote a dialogue on the position of Crafts and its tradition in the face of new ways of thinking and producing in the contemporary world.

Palavras-chave: design, cerâmica, tecnologia digital, artesanato, fablab,

Palavras-chave: design, ceramic, digital tecnology, craftship, fablab,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0174

Referências bibliográficas
  • [1] Amorim, W., Mol, A., & Teixeira M. B. (2016). O design colaborativo na sustentabilidade de uma pequena unidade produtiva. In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2. São Paulo: Blucher, p. 1030-1040.
  • [2] Amorim, W., & Teixeira M. B. (2007). Integração de Tecnologias na Fundição Simulada de
  • [3] Joias de Ouro. In: Actas de Diseño, v. 2, n. 4. p. 145-147.
  • [4] Anderson, C. (2012). Makers: The new industrial revolution. New York: Crown.
  • [5] Avello, A.S., & Schmitt, D. V.(2013). Por uma história moldada na argila: O uso de oficina de cerâmica para conhecer diferentes culturas. In: Revista Latino- Americana de História, v. 2, n. 6.
  • [6] Borges, A.(2011) Design + Artesanato. São Paulo: Editora Terceiro Nome.
  • [7] Castro, M. L. (2009) Entre arte e indústria: o artesanato em suas articulações com o design. In: Revista Espaço Acadêmico, n. 102. Novembro.
  • [8] Chavarria, J. (2004). A Cerâmica. Lisboa: Editorial Estampa, 2004.
  • [9] Culau F. I., Moro C., Balestreri L. V., & Poll M. G. (2012) Sustentabilidade: uma proposta de possibilidades estéticas e funcionais entre as linguagens do design e da cerâmica. In: Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, Santa Maria, v. 13, n. 2, p. 125-140, 2012.
  • [10] Dormer, P. (1995). Os significados do design moderno – A caminho do século XXI.
  • [11] Portugal: Centro Português de Design. 1995.
  • [12] Freitas, A. L. C. (2011) Design e Artesanato – uma experiência de inserção da metodologia de projeto de produto. São Paulo: Editora Blucher.
  • [13] Frigola, M. D. (2002) I. Cerâmica. 1. ed. Lisboa: Editorial Estampa.
  • [14] Gorni, A. A. (2001) Introdução à prototipagem rápida e seus processos. In: Revista Plástico Industrial. São Paulo, p. 230-239.
  • [15] Hatch, M.(2013). The maker movement manifesto: rules for innovation in the new world of crafters, hackers, and tinkerers. New York: McGraw Hill Professional.
  • [16] Iwakami, M. S. (2012) Design cerâmico e prototipagem rápida: novas possibilidades para o arranjo produtivo local de louças de Campo Largo-PR. Dissertação (Mestrado em Design) – UFPR, Curitiba.
  • [17] Krucken, L. (2012). A re-descoberta do lugar e do artesanato. In: Albino, C. (Org.)
  • [18] Design, Artesanato & Indústria (Design, Artisanship & Industry). Guimarães: Fundação Cidade de Guimarães v. 1, p. 22-30.
  • [19] Monteiro, M. T. F. (2015). A impressão 3d no meio produtivo e o design: um estudo na fabricação de joias. Dissertação (Mestrado em Design) – UEMG, Belo Horizonte.
  • [20] Moreira, F. (2014). O uso de modelos físicos na indústria cerâmica durante o processo de desenvolvimento de projeto de produto e as possibilidades da inserção de tecnologias digitais nesse processo – estudos de casos. Dissertação (Mestrado em Design) – USP, São Paulo.
  • [21] Nicolau, R. (2013). Zoom: design, teoria e prática. João Pessoa: Ideia.
  • [22] Nugraha, A. (2012) Transforming Tradition – a method for maintaining tradition in a craft and design context. Helsinki (Finland): Aalto University.
  • [23] Penido, E., & Costa, S. (1999). Oficina: cerâmica. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional.
  • [24] Peterson, S. (2003). Trabajar el Barro. Bracelona: Editora Blum.
  • [25] Takagaki, L. K. (2012). CAPÍTULO 3. Tecnologia de Impressão 3D. In: Revista Inovação Tecnológica, São Paulo, v. 2, n. 2, (p. 28 – 40), dez. ISSN 21792895.
  • [26] Volpato, N. (2007). Prototipagem rápida: tecnologias e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher.
  • [27] Zoran, A., & Buechley, l. (2013). Hybrid Reassemblage: An Exploration of Craft, Digital Fabrication and Artifact Uniqueness. In: LEONARDO, Vol. 46, No. 1, (pp.4–10).
  • [28] Zhai, Y., Lados, D. A., & Lagoy, L. J. (2014). Additive Manufacturing: Making Imagination the Major Limitation. In: The Journal of the Minerals, Metals & Materials Society, v.66, n. 5, p. 808-816, março.
Como citar:

Amorim, Wadson; Diniz, Maria Carmem; Dolabella, Fernanda; "Experimentações Analógico-Digitais no Design de Objetos Cerâmicos", p. 1715-1722 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0174

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações