Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Experiência de uso e experiência estética — fronteiras e reflexões

Usage experience and aesthetic experience — boundaries and considerations

ORTMAN, Rafael ; QUARESMA, Manuela ;

Artigo:

A despeito do incômodo do campo de Interação Humano-Computador com relação a uma certa indefinição do que consiste “experiência do usuário”, o conceito tem muita aderência no mercado e na academia como variável preponderante no sucesso de um produto ou serviço. Com relação à experiência estética, a dissensão é ainda mais profunda, com duas correntes de pensamento disputando abordagens antagônicas. Enquanto a psicologia cognitiva repele um certo subjetivismo da filosofia da arte, esta denuncia o que percebe como superficialidade no ponto de vista antagônico. Neste artigo empreendemos uma revisão de literatura com o ensejo de obter insumos para a avaliação da experiência em aplicativos que realizam a mediação de conteúdos artísticos. Examinaremos mais detidamente o caso da fonografia, no qual a transição de formato principal da indústria — do álbum para a playlist — evidencia uma tendência de funcionalização em detrimento da fruição estética observada sobretudo no Spotify, aplicativo líder de mercado.

Artigo:

This article aims to discuss the reasons why vinyl record consumption increases year after year, while, paradoxically, the album is becoming an obsolete format. The cultural value of the album elevates the artifact to an art form over the past century, whose ownership promotes social distinction to those who collect it. We hope to explore in this text the differences in the phonographic experience provided by streaming and on the disc, to investigate the prevalence of analog medium today.

Palavras-chave: experiência de uso, experiência estética, streaming de música, fonografia, Spotify.,

Palavras-chave: usage experience, aesthetics experience, music streaming, phonography, Spotify.,

DOI: 10.5151/ped2022-1751956

Referências bibliográficas
  • [1] BADIOU, Alain. Pequeno material de inestética. São Paulo: Liberdade. 2002.
  • [2] BERLEANT, Arnold. Art and Engagement. Philadelphia: Temple University Press. 1991.
  • [3] BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk Editora. 2012.
  • [4] CECIM, Arthur Martins. Baumgarten, Kant e a teoria do belo: conhecimento das belas coisas ou belo pensamento? In: Paralaxxe v.2, nº 1. 201
  • [5] DANÇANDO NO ESCURO. Direção: Lars Von Trier. Produção de Arte France Cinéma. EUA: Fine Line Features, 2000.
  • [6] ERIKSSON, Maria; FLEISCHER, Rasmus; JOHANSSON, Anna; SNICKARS, Pelle; VONDERAU; Patrick. Spotify Teardown — Inside the Black Box of Streaming Music. London: The MIT Press. 2018.
  • [7] HASSENZAHL, Marc. User Experience (UX): Towards an experiential perspective on product quality. 2008.
  • [8] HELLWEGER, Stefan; Wang, Xiaofeng. What is User Experience Really: towards a UX Conceptual Framework. 2015.
  • [9] INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 9241-210: Ergonomics of human–system interaction - Human-centred design for interactive, 2010.
  • [10] KEIGHTLEY, Keir. Long play: adult-oriented popular music and the temporal logics of the post-war sound recording industry in the USA. 2004. In: Media, Culture & Society, Volume 26, Issue 3. 2004.
  • [11] KATZ, Mark. Capturing Sound — How technology changed music. Los Angeles: University of California Press. 2010.
  • [12] MAMMÌ, Lorenzo. A era do disco — O LP não foi apenas um suporte, mas uma forma artística. In Piauí, Nº 89. Rio de Janeiro. 2014.
  • [13] NIELSEN NORMAN GROUP. The Definition of User Experience (UX).
  • [14] articles/definition-user-experience/>. Acesso em 16 out 2021.
  • [15] LAW, Effie L-C; ROTO, Virpi; HASSENZAHL, Marc; VERMEEREN, Arnold P.O.S.; KORT, Joke. Understanding, Scoping and Defining User eXperience: A Survey Approach. 2009.
  • [16] MELO, Bianca; DARIN, Ticianne. Scope and Definition of User Experience in Brazil: A Survey to Explore Community's Perspectives. In: IHC’19: XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Vitória, ES. 2019.
  • [17] NUESCH, Enrique V. Anotações críticas a duas propostas recentes de teorias estéticas. In: Revista Texto Digital v.4, nº 2. 2008.
  • [18] ORTMAN, Rafael de Oliveira Peçanha. Experiência e visualidade do fonograma. Da audição analógica à digital. Dissertação (Dissertação em Design) — Uerj/Esdi. Rio de Janeiro: 2019.
  • [19] REZENDE, André Novaes de. No caminho das pedras brancas: Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos. Tese — Unicamp. Campinas: 2012.
  • [20] SEELEY, William P. Philosophy of art and empirical aesthetics: resistance and rapprochement. In: The Cambridge Handbook of the Psychology of Aesthetics and the Arts. Cambridge: Cambridge University Press. 2014.
  • [21] SERRANO, Andres. Immersion (Piss Christ). Fotografia. 1987.
  • [22] SILVIA, Paul J. Human Emotions and Aesthetic Experience — an overview of empirical aesthetics. In: Aesthetic science: connecting minds, brains, and experience. Nova Iorque: Oxford University Press. 2012.
  • [23] SPOTIFY NEWS. Introducing a better way to discover music. Disponível em: . Acesso 25 jun. 2021.
Como citar:

ORTMAN, Rafael; QUARESMA, Manuela; "Experiência de uso e experiência estética — fronteiras e reflexões", p. 2153-2164 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-1751956

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações