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Explorando o Potencial dos Fluxogramas Táteis na Fase Preliminar de Projetos de Arquitetura

Explorando o Potencial dos Fluxogramas Táteis na Fase Preliminar de Projetos de Arquitetura

CENCI JUNIOR, Carlos Alberto ; BERNARDI, Núbia ;

ARTIGO COMPLETO:

"Este artigo demonstra a investigação e a viabilidade de converter diagramas de análise de projetos arquitetônicos em mapas táteis e propõe explorar fluxogramas táteis como uma ferramenta, com potencial pedagógico significativo, na etapa preliminar de projetos de arquitetura. A pesquisa descrita, buscou aprimorar a adição de acessibilidade e orientação espacial no ensino de processo de projeto arquitetônico para estudantes de arquitetura e urbanismo. Além disso, o estudo apresenta uma evolução dos autores na pesquisa sobre fluxogramas táteis, explorando novas abordagens e possibilidades."

ARTIGO COMPLETO:

"This article demonstrates the research and feasibility of converting architectural project analysis diagrams into tactile maps and proposes exploring the potential of tactile flowcharts as an effective tool, with significative pedagogical meaning, in the preliminary stage of architectural projects. The described research sought to enhance the addition of accessibility and spatial orientation in the teaching of architectural design process to architecture and urbanism students. Furthermore, the study presents an evolution of the authors in research on tactile flowcharts, exploring new approaches and possibilities. "

Palavras-chave: fluxogramas táteis, deficiência visual, processo de projeto arquitetônico,

Palavras-chave: tactile flowcharts, visual impairment, architectural design process,

DOI: 10.5151/eneac2024-831295

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Como citar:

CENCI JUNIOR, Carlos Alberto; BERNARDI, Núbia; "Explorando o Potencial dos Fluxogramas Táteis na Fase Preliminar de Projetos de Arquitetura", p. 917-928 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831295

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