Junho 2020 vol. 3 num. 1 - Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa
Artigo - Open Access.
Interações mediadas: o WhatsApp no apoio a produção acadêmica promovida pela Escola da Alesc
Interações mediadas: o WhatsApp no apoio a produção acadêmica promovida pela Escola da Alesc
Correa, Laura Josani Andrade ; Chaves, Jussie Sedrez ;
Artigo:
Este relato tem como objetivo evidenciar as interações mediadas a partir do uso do WhatsApp no apoio à pesquisa acadêmica promovido pela Escola do Legislativo (ELSC), da Alesc. A ação de orientação educacional aponta a mediação cultural realizada no Núcleo de Pesquisa e Produção do Conhecimento da ELSC que se apropria do aplicativo de mensagens como ferramenta pedagógica para auxiliar na escrita acadêmica. Essa orientação é destinada aos servidores e estagiários que se dedicam a produção científica. O programa de orientação educacional visa estimular a troca de conhecimentos, a disseminação de conteúdos e a produção acadêmica colaborativa do corpo funcional do Poder Legislativo Estadual, aprimorando o serviço prestado aos cidadãos catarinenses por meio da educação e da tecnologia. O relato se enquadraria como estudo da utilização das tecnologias na orientação educacional no campo maior das Ciências da Educação. Para tanto, adota-se os métodos indutivo e descritivo. Como fundamentação teórica dessa prática de utilização das tecnologias móveis na educação, apresenta-se um breve panorama sobre a sociedade em rede, a cibercultura, as mediações culturais e a cultura da convergência. O programa de orientação educacional foi implantado como projeto piloto em 2018. No início contou com 10 servidores do Poder Legislativo de diversas áreas do conhecimento, ressaltando o caráter interdisciplinar da equipe da Alesc. Os resultados foram diversos, tais como publicações em revistas acadêmicas, participação com comunicação oral em eventos, apresentação de banners, além da produção específica para a participação nas seleções e o efetivo acesso aos programas de pós-graduação stricto sensu por parte de alguns dos servidores.
Artigo:
Este relato tem como objetivo evidenciar as interações mediadas a partir do uso do WhatsApp no apoio à pesquisa acadêmica promovido pela Escola do Legislativo (ELSC), da Alesc. A ação de orientação educacional aponta a mediação cultural realizada no Núcleo de Pesquisa e Produção do Conhecimento da ELSC que se apropria do aplicativo de mensagens como ferramenta pedagógica para auxiliar na escrita acadêmica. Essa orientação é destinada aos servidores e estagiários que se dedicam a produção científica. O programa de orientação educacional visa estimular a troca de conhecimentos, a disseminação de conteúdos e a produção acadêmica colaborativa do corpo funcional do Poder Legislativo Estadual, aprimorando o serviço prestado aos cidadãos catarinenses por meio da educação e da tecnologia. O relato se enquadraria como estudo da utilização das tecnologias na orientação educacional no campo maior das Ciências da Educação. Para tanto, adota-se os métodos indutivo e descritivo. Como fundamentação teórica dessa prática de utilização das tecnologias móveis na educação, apresenta-se um breve panorama sobre a sociedade em rede, a cibercultura, as mediações culturais e a cultura da convergência. O programa de orientação educacional foi implantado como projeto piloto em 2018. No início contou com 10 servidores do Poder Legislativo de diversas áreas do conhecimento, ressaltando o caráter interdisciplinar da equipe da Alesc. Os resultados foram diversos, tais como publicações em revistas acadêmicas, participação com comunicação oral em eventos, apresentação de banners, além da produção específica para a participação nas seleções e o efetivo acesso aos programas de pós-graduação stricto sensu por parte de alguns dos servidores.
Palavras-chave: mediação cultural, tecnologias móveis, mídia-educação,
Palavras-chave: mediação cultural, tecnologias móveis, mídia-educação,
DOI: 10.5151/eduforadacaixa-18
Referências bibliográficas
- [1] ALMEIDA, M. E. B. de. ALONSO, M. (orgs.). Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.
- [2] CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
- [3] FANTIN, M. Dos consumos culturais aos usos das mídias e tecnologias na prática docente. Motrivivência XXII, nº34, p.12-24, 2010.
- [4] ______. Mídia-Educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
- [5] JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
- [6] LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
- [7] MAIA & GARCIA. Orientação educacional. Edições Loyola, 1995.
- [8] MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
- [9] MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Lício Mauro da Silveira. 201 Disponível em: http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br /biografia/611Licio_Mauro_da_Silveira
- [10] MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
- [11] MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000.
- [12] OLIVEIRA, M. R. F. de; PIVATO, M. G. O uso das novas tecnologias educacionais com alunos do terceiro ano do ensino médio. III Jornada de didáticas e desafios para a docência, 2014.
- [13] SANTA CATARINA, Assembleia Legislativa do Estado de /ALESC. Resolução Nº 72/2000. Disponível em: http://www.alesc.sc.gov.br//legislacao-estadual
- [14] _______________. Assembleia Legislativa do Estado de /ALESC. Lei Estadual nº 1.086. Disponível em: http://www.alesc.sc.gov.br//legislacao-estadual
- [15] _______________. Assembleia Legislativa do Estado de /ALESC. Resolução nº 1.394/92. Disponível em: http://www.alesc.sc.gov.br//legislacao-estadual
- [16] _______________. Assembleia Legislativa do Estado de /ALESC. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, 2014/2018.
- [17] SILVA, A. R. L. da et al. Formação continuada em tecnologias educacionais na web: convergência midiática no processo de ensino aprendizagem. In: BUSARELLO, R. I.; ULBRICHT, V. R. (Org.). Práticas e geração de conhecimento frente às novas mídias. Florianópolis: Pimenta Cultural, 2014. p. 109-128. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/praticas-e-geracao
Como citar:
Correa, Laura Josani Andrade; Chaves, Jussie Sedrez; "Interações mediadas: o WhatsApp no apoio a produção acadêmica promovida pela Escola da Alesc", p. 206-214 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/eduforadacaixa-18
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações