Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
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Expressividade tipográfica nos livros ilustrados do autor-ilustrador Odilon Moraes: uma análise do processo criativo à escrita diagramática
Typographic expressiveness in picturebooks by author-illustrator Odilon Moraes: an analysis from creative process to diagrammatic writing
Lima, Thalita Roberta Macêdo ; Souza, Eduardo Antonio Barbosa de Moura ;
CIDI:
Este artigo contribui com a elaboração teórica sobre o uso da tipografia no livro ilustrado. Utilizamos o conceito de expressividade tipográfica para evidenciar sua ambiguidade entre ser vista e lida e o de escrita diagramática para compreender suas relações semânticas na superfície. Diante da lacuna nessa discussão, realizamos uma investigação pautada em quatro fases. A primeira fase foi exploratória para conhecer a linguagem do livro ilustrado; a segunda, a fase preliminar, subdividiu-se nas etapas de (a) levantamento de autores-ilustradores brasileiros, na qual a produção do autor-ilustrador Odilon Moraes se destacou; (b) leitura seletiva, em que percebemos recorrências no uso da tipografia e suas obras, e; (c) elaboração de roteiro para entrevistá-lo acerca de seu trabalho tipográfico. Com isso, realizamos a terceira fase, a entrevista, remotamente, em março de 2023. Por fim, a fase analítica, seguiu os preceitos de Yin (2016) para tratar os resultados obtidos. Ao relacionar o discurso do autor-ilustrador com nossa fundamentação teórica e análises, argumentamos que a escrita diagramática – tanto a escolha tipográfica quanto a distribuição espacial – de Odilon Moraes é silenciosa, com o objetivo de evidenciar a mensagem linguística e sua interação com a imagem, além de marcar o ritmo de passagem das páginas.
CIDI:
This paper elaborates on the use of typography in picturebooks. We use the concept of typographic expressiveness to highlight its ambiguity between being seen and read and that of diagrammatic writing to understand its semantic relationships on the surface. Faced with a gap in this discussion, we carried out an investigation based on four phases. The first was exploratory, in which we delved into the language of picturebooks; the second, the preliminary phase, was subdivided into the stages of (a) survey of Brazilian authors-illustrators, in which the production of Odilon Moraes stood out; (b) selective reading, in which we perceive recurrences in the use of typography in his works, and; (c) elaboration of a script to interview him about his typographic work. With this, we were able to carry out the third phase, the interview, which took place remotely, in March 2023. Finally, the analytical phase followed the precepts of Yin (2016) for the treatment of the results obtained. Thus, by relating the author-illustrator's discourse to our theoretical foundation and analyses, we argue that the diagrammatic writing – both the typographic choice and the spatial distribution – by Odilon Moraes is silent, aiming to highlighting the linguistic message and its interaction with the image, in addition to marking the rhythmic peruse of the picturebooks.
Palavras-chave: tipografia, multimodalidade, livros ilustrados, escrita diagramática, expressividade tipográfica,
Palavras-chave: typography, multimodality, picturebooks, diagrammatic writing, typographic expressiveness,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-E_649745
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Como citar:
Lima, Thalita Roberta Macêdo; Souza, Eduardo Antonio Barbosa de Moura; "Expressividade tipográfica nos livros ilustrados do autor-ilustrador Odilon Moraes: uma análise do processo criativo à escrita diagramática", p. 2193-2209 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-E_649745
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