Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
FERRAMENTA DE PADRONIZAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE TRABALHOS DE DESIGN EM 3D
Souza, Raphael Argento de ; Monat, Andre Soares ; Lessa, Washington Dias ;
Artigo Completo:
Uma das maneiras mais frequentes de se avaliar um estudante de Design é através da realização de trabalhos práticos. No mercado atual não existem ferramentas criadas para auxiliar o docente na atividade de avaliação quando relacionados à disciplinas que envolvem softwares 3D. A proposta deste trabalho é apresentar uma ferramenta, criada através da linguagem de programação MaxScript, para auxiliar a avaliação e padronização de feedback de trabalhos acadêmicos, realizados no campo da representação visual através de softwares de modelagem e animação 3D. Os aspectos quantitativos e qualitativos são, assim, ressaltados como pontos-chave desta proposta.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Design; Educação; Avaliação; Ferramentas 3D.,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0208
Referências bibliográficas
- [1] Autodesk 3ds Max 2014 Help. http://docs.autodesk.com/3DSMAX/16/ENU/MAXScript-Help/. Acessado em 07/01/2014.
- [2] DEMO, P. Aprendemos pouco na faculdade. https://docs.google.com/document/d/1cIwPAkLCvnvQuUM8SrWPGI0rc6EUAOq0rpyoQUJHTOM/pub. Acessado em 03/01/2014.
- [3] MARINHO, R.A.A. O uso de avaliações escolares ordinárias para estudar a inovação da competência em física. 2010. 92f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Curso de Mestrado da Faculdade de Educação da UFMG.
- [4] OLIVEIRA, E. L. A., NARDIN, A. C. O uso do moodle como suporte às atividades de ensino/aprendizagem presencial em cursos técnicos integrados. XVI Jornada Nacional de Educação. Educação: Território de Saberes. Disponível em: HYPERLINK "http://jne.unifra.br/artigos/4848.pdf" http://jne.unifra.br/artigos/4848.pdf. Acessado em 22/02/201
- [5] ROMANOWSKI, J. Avaliação da Aprendizagem na educação à distância: análise da prática para início de conversa. Eccos, vol. 10, iss:2, pg.283-306, 2008
- [6] SCHÖN, D. A. The Reflective Practitioner. How Professionals Think in Action. Basic Books. United States: 1982.
Como citar:
Souza, Raphael Argento de; Monat, Andre Soares; Lessa, Washington Dias; "FERRAMENTA DE PADRONIZAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE TRABALHOS DE DESIGN EM 3D", p. 2431-2440 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0208
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações