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FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO EMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESIGN DE PRODUTO

TOOL FOR EMOTIONAL EVALUATION: CONTRIBUTIONS TO PRODUCT DESIGN

PORSANI, Rodolfo Nucci ; LANUTTI, Jamille N. Lima ; MEDOLA, Fausto Orsi ; PASCHOARELLI, Luis Carlos ;

Artigo:

Design e Ergonomia são áreas que se complementam em questões relacionadas ao homem e a maneira como ele interage com os objetos em suas atividades da vida cotidiana. Entre os inúmeros elementos envolvidos nessa relação destacam-se os fatores subjetivos, a semântica e a emoção, que tem sido foco de estudos mais recentes. O objetivo deste estudo foi avaliar, por meio de escalas e ferramentas do Design Ergonômico e do Design Emocional, as reações emocionais de usuários identificando quais fatores envolvidos no projeto podem influenciar positivamente ou negativamente na escolha de determinado objeto. Os resultados apontam a necessidade para uma reflexão acerca da importância do Design Ergonômico e Emocional para com a geração de produtos que proporcionem satisfação, conforto e segurança aos mais diferentes usuários.

Artigo:

Design and Ergonomics are areas that complement each other in issues related to man and the way he interacts with objects in his daily life activities. Among the many elements involved in this relationship are subjective factors, semantics and emotion, which have been the focus of more recent studies. The objective of this study was to evaluate, through scales and tools of the Ergonomic Design and Emotional Design, the emotional reactions of users identifying which factors involved in the project can positively or negatively influence the choice of a particular object. The results point to the need for a reflection about the importance of Ergonomic and Emotional Design to the generation of products that provide satisfaction, comfort and safety to the most different users.

Palavras-chave: design, ergonomia, design ergonômico, emoção, design emocional,

Palavras-chave: design, ergonomics, ergonomic design, emotion, emotional design,

DOI: 10.5151/ped2018-7.2_ACO_13

Referências bibliográficas
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Como citar:

PORSANI, Rodolfo Nucci; LANUTTI, Jamille N. Lima; MEDOLA, Fausto Orsi; PASCHOARELLI, Luis Carlos; "FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO EMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESIGN DE PRODUTO", p. 5369-5380 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-7.2_ACO_13

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