Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

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Ferramentas para a avaliação da aprendizagem no Ensino a Distância: alternativas contemporâneas para professores e gestores educacionais

Learning assessment tools at Distance Education: contemporary alternatives for teachers and educational managers

Costa, Karolina Nunes Tolentino ; Santos, Flávio Anthero Nunes Vianna dos ; Bertagnolli, Bruno Cavalheiro ; , ;

Artigo:

A avaliação do desempenho estudantil de alunos em Ensino a Distância impõe questões desafiadoras aos educadores. A comunicação, a observação do comportamento individual, a aplicação de testes avaliativos, o acompanhamento de notas e conceitos e até mesmo questões subjetivas, como a avaliação do interesse e da motivação dos alunos, são fatores prejudicados em avaliações de desempenho realizadas remotamente. Nesse sentido, o propósito definido para este artigo consiste em reunir, analisar e discutir estudos, desenvolvidos nos últimos quatro anos, que apresentem ferramentas voltadas ao processo de avaliação de alunos no Ensino a Distância. Para alcançar este objetivo utiliza-se protocolos metodológicos definidos para a condução de uma Revisão Sistemática da Literatura. Os resultados apontam para avanços promissores nas áreas de Ciência de Dados e Design, como por exemplo o uso da Mineração de Dados em Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVAs), a integração da Gamificação nos processos avaliativos, o uso dos softwares Alert-LV e Learning Analytics como um sistema de monitoramento e apoio à avaliação formativa em AVAs, dentre outros.

Artigo:

The student performance assessment in distance education poses challenging questions to educators. Some aspects are undermined in performance reviews conducted remotely, such as the communication, the observation of individual behavior, the application of evaluative tests, the monitoring of grades, and even subjective issues (students' interest and motivation). In this sense, the purpose defined for this paper is to gather, analyze and discuss studies, developed in the last four years, that present tools aimed at the process of evaluating students in Distance Learning. To achieve this objective, protocols were used to conduct a Systematic Literature Review. The results point to promising advances around Data Science and Design areas, such as the use of Data Mining in Virtual Learning Environments (VLEs), the integration of Gamification in assessment processes, the use of Alert-LV and Learning Analytics as a monitoring and support system for formative assessment in VLEs, among others.

Palavras-chave: avaliação formativa; ensino à distância; ciência de dados; mineração de dados,

Palavras-chave: formative assessment; distance learning; data science; data mining,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-83

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Como citar:

Costa, Karolina Nunes Tolentino; Santos, Flávio Anthero Nunes Vianna dos; Bertagnolli, Bruno Cavalheiro; , ; "Ferramentas para a avaliação da aprendizagem no Ensino a Distância: alternativas contemporâneas para professores e gestores educacionais", p. 1278-1291 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-83

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