Novembro 2024 vol. 12 num. 4 - 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Artigo - Open Access.
Figuras e fundos cênicos modernos em cartazes turísticos uruguaios da Comissão Nacional de Turismo (1935-1960). Entre descobertas de arquivo e sua “iconosfera”.
Modern figures and scenic backgrounds in Uruguayan tourist posters of the National Tourism Commission (1935-1960). Between archival discoveries and its “iconosphere”.
SPRECHMANN, Magdalena ; COSTA, Eduardo Augusto ;
Artigo:
"O resumo sintetiza o progresso da pesquisa de mestrado em andamento intitulada “FIGURAS E FUNDOS CÊNICOS DE NATUREZAS E MÁQUINAS FICCIONADAS NA VISUALIDADE GRÁFICA DO SUL. Cartazes turísticos da costa uruguaia 1935-1960.” A ideia central do trabalho é como, por meio de cartazes (juntamente com outros artefatos gráficos), a costa uruguaia é promovida como um cenário nascente de lazer e turismo, contribuindo para um novo imaginário moderno. O Uruguai é um pequeno país entre dois gigantes, com uma ampla frente no Rio da Prata e no Oceano Atlântico. O seu desenvolvimento reflete as sensibilidades ocidentais (Corbin, 1993) e a crescente expansão do turismo desde a década de 1930. Isto é indissociável do chamado Estado Neobatlista, com a sua grande presença, que entendia o turismo como uma “indústria sem chaminés”. Para tanto, foi criada em 1933 a Comissão Nacional de Turismo (CNdT), instituição oficial de execução das políticas nacionais de turismo, composta por agentes públicos e privados. A CNdT dispõe de uma Oficina Nacional de Turismo (ONdT), que contém primeiro o Departamento de Propaganda e depois a Secção de Publicidade. Esta área projeta planos anuais de propaganda e desenha diversos artefatos gráficos como cartazes, revista periódica, folhetos, guias e mapas. A abordagem do sentido destes gráficos é apoiada pela teoria da paisagem de Iñaki Ábalos, que contribui para reconhecer cenas pitorescas que recriam o genius loci (Ábalos, 2005); e nas categorias de “paisagem discreta”, típica da costa uruguaia (em contraste com a noção de “paisagem categórica”) (Capandeguy, 2015). A CNdT produz uma multiplicidade de artefatos gráficos, atualmente não preservados em um único arquivo nacional. Por isso, especialmente neste último semestre, se trabalho na (re) composição de um acervo documental “gêmeo”, a partir da montagem de arquivos institucionais e material disperso encontrado pela autora. Isto incluiu peças isoladas e coleções pessoais de designers uruguaios, inéditas como coleção ou amostra unitária, e até agora pouco estudadas ou desconhecidas pela historiografia uruguaia. Neste sentido, o corpus desta pesquisa baseia-se num conjunto de 50 esquetes inéditos e cartazes turísticos originais elaborados pela CNdT entre 1935 e 1960. Foram também investigadas fontes secundárias como atas, cartas, planos de propaganda, artigos de jornais da época, revistas, folhetos e fotografias (promocionais e expositivas), e entrevistas com familiares dos designers que forneceram elementos originais. Tais materiais permitem abordar a iconósfera dos cartazes, tema também sem estudos no Uruguai. (Meneses, 2003) Isso incluiu seu uso em exposições e vitrines das agências de informação da ONdT em Buenos Aires e Montevidéu. Estas funcionam como fundos cênicos para os cartazes, iluminados e localizados em pontos urbanos importantes, para atrair visitantes ou pedestres considerados potenciais turistas. Como apoio metodológico está sendo utilizado Poupart como suporte (para entrevistas); a análise gráfica faz parte dos estudos de memória gráfica (Braga, Farias, 2018); a perspectiva semântica da tipografia é analisada segundo Farias, Silva, 2005, e a análise da imagem é apoiada por Goldsmith, 1984. Finalmente, o intenso trabalho de arquivo que está sendo concluído traz novas descobertas; afirma a importância da CNdT como instituição de promoção turística; e fornece elementos para demonstrar a hipótese de que as cenas representadas abstraem, encerram e ficcionalizam as “paisagens discretas” da costa uruguaia, que parecem “intensificar-se”. Tudo isso contribui para uma nova cultura visual local e moderna no Uruguai."
Artigo:
"The abstract summarizes the progress of the ongoing master's research entitled “FIGURES AND SCENIC BACKGROUNDS OF FICTIONED NATURES AND MACHINES IN THE GRAPHIC VISUALITY OF THE SOUTH. Tourist posters of the Uruguayan coast 1935-1960.” The central idea of the work is how, through posters (along with other graphic artifacts), the Uruguayan coast is promoted as a nascent setting for leisure and tourism, contributing to a new modern imaginary. Uruguay is a small country between two giants, with a broad front on the Río de la Plata and the Atlantic Ocean. Its development reflects Western sensibilities (Corbin, 1993) and the growing expansion of tourism since the 1930s. This is inseparable from the so-called Neo-Batllista State, with its large presence, which understood tourism as an “industry without smokestacks”. Recognizing tourism as an “industry without smokestacks,” the government established the National Tourism Commission (CNdT) in 1933 to implement national tourism policies through public-private partnerships. The CNdT has a National Tourism Office (ONdT), which contains first the Advertising Department and then the Publicity Section, who designs annual advertising plans and designs various graphic artifacts such as posters, periodicals, brochures, guides and maps. The approach to the meaning of these graphics is supported by Iñaki Ábalos’s theory of landscape, which helps to recognize picturesque scenes that recreate the genius loci (Ábalos, 2005); and in the categories of “discrete landscape”, typical of the Uruguayan coast (in contrast to the notion of “categorical landscape”) (Capandeguy, 2015). The CNdT produces a multitude of graphic artifacts that are currently not preserved in a single national archive. For this reason, especially in this last semester, work has been carried out on (re)composing a “twin” documentary collection, based on the assembly of raids in institutional archives and scattered material found by the author. This includes isolated pieces and personal collections of Uruguayan designers, never before seen as a collection or single sample, and until now little studied or unknown in Uruguayan historiography. In this sense, the corpus of this research is based on a set of 50 unpublished sketches and original tourist posters produced by the CNdT between 1935 and 1960. Secondary sources such as minutes, letters, advertising plans, newspaper articles from the time, magazines, brochures and photographs (promotional and exhibition), and interviews with family members of the designers who provided original elements were also investigated. Such materials allow us to address the iconosphere of posters, a topic that has also been not studied in Uruguay. (Meneses, 2003) This included its use in exhibitions and shop windows of the ONdT information agencies in Buenos Aires and Montevideo. These function as a scenic background for the posters, illuminated and located in urban nodes, to attract visitors or pedestrians considered potential tourists. Poupart is being used as methodological support (for interviews); Graphic analysis is part of the studies of graphic memory (Braga, Farias, 2018); The semantic perspective of typography is analyzed according to Farias, Silva, 2005, and the image analysis is supported by Goldsmith, 1984. Finally, the intensive archival work that is currently being completed brings new discoveries; affirms the importance of the CNdT as an institution for tourism promotion; and provides elements to demonstrate the hypothesis that the scenes represented abstract, enclose and fictionalize the “discrete landscapes” of the Uruguayan coast, which seem to “intensify”. All this contributes to a new local and modern visual culture in Uruguay."
Palavras-chave: Cartazes; design; turismo; arquivo; Uruguai,
Palavras-chave: Posters; design; tourism; archive; Uruguay,
DOI: 10.5151/8spdesign-043
Referências bibliográficas
- [1] "ÁBALOS Iñaki. Atlas pintoresco Vol. 2: los viajes. Barcelona: GG, 2008
- [2] BRAGA Marcos, FARIAS Priscila, Dez ensaios sobre e memória gráfica, São Paulo: Blucher, 2018
- [3] CORBIN Alain. El territorio del vacío. Occidente y la invención de la playa (1750-1840). Madrid: Biblioteca Mondadori, 1993
- [4] MENESES, Ulpiano. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. São Paulo: Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, 2003, 11-36 p.
- [5] CAPANDEGUY, Diego, Dreams of Patagonian Landscapes [ Posibles claves analíticas y operativas en las nuevas territorialidades emergentes] Dissertação (Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Urbano) / Fadu / Udelar, Montevideo, 2015"
Como citar:
SPRECHMANN, Magdalena; COSTA, Eduardo Augusto; "Figuras e fundos cênicos modernos em cartazes turísticos uruguaios da Comissão Nacional de Turismo (1935-1960). Entre descobertas de arquivo e sua “iconosfera”.", p. 161-165 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/8spdesign-043
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