Setembro 2015 vol. 2 num. 2 - 7º Congresso Internacional de Design da Informação
Poster - Open Access.
Formação de profissional reflexivo: análise dos cursos de Design e o ENADE
Development of reflective practitioners: analysis of Design courses and ENADE
Ferreira, Cláudio Lima ; Lona, Miriam T. ; Chimirra, Vanessa ;
Poster:
O artigo apresenta e ressalta a importância de investir na formação de profissionais reflexivos com visão interdisciplinar, tendo como um dos objetivos contribuir para o melhor resultado no ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Observa-se que apesar das regulamentações do Ministério da Educação Brasileiro, ou ainda, pela exigência do atual mercado profissional, nos últimos anos, destaca-se que o profissional de Design da atualidade precisa repensar a sua atuação na sociedade de forma complexa, tendo especial atenção as questões humanísticas e sustentáveis, com vistas a proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos.
Poster:
The article presents and highlights the importance of investing the development of reflective practitioners with interdisciplinary vision, as one of its objectives to contribute to the best result in ENADE - National Examination of Student Performance. It is observed that despite the regulations of the Brazilian Ministry of Education, or by the requirement of the current job market in recent years, today''s design professional needs to rethink their role in the society in a complex manner, with special attention humanistic and sustainable issues, in order to provide improved quality of life for all human beings.
Palavras-chave: design, ENADE, profissional reflexivo, educação, design,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_198
Referências bibliográficas
- [1] DEWEY, J. Democracia e Educação: Introdução a Filosofia da Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
- [2] FERREIRA, C.L. Formando profissionais reflexivos, criativos e colaborativos: o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, Pesquisa de Pós-Doutorado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
- [3] FERREIRA, C.L. A obra de design brasileiro dos Irmãos Campana sob o olhar das Relações Complexas, Tese de Doutorado, Instituto de Artes-UNICAMP, Campinas, 2011
- [4] GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
- [5] LUCKESI, C; BARRETO, E.; COSMA, J.; BAPTISTA N. Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
- [6] MORIN, E. Reformar o Pensamento. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.
- [7] _________. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2003.
- [8] VERHINE, R. E., DANTAS, L. M. V., SOARES, J. F. Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro. v.14, Nº 52, p. 291-310. Ensaio: Aval. Pol. Publ. Educ., Rio de Janeiro, 2006.
Como citar:
Ferreira, Cláudio Lima; Lona, Miriam T.; Chimirra, Vanessa; "Formação de profissional reflexivo: análise dos cursos de Design e o ENADE", p. 1178-1185 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-6968,
ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_198
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações