Novembro 2015 vol. 3 num. 1 - 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química
Completo - Open Access.
Formação inicial de professores de química: uma reflexão pedagógica do fazer docente
Initial training of chemistry teachers : pedagogical reflection of teachers do
SOUZA, Paulo Roberto Lima de ; SANTANA, Débora Cristina Oliveira de ; DANTAS, Josivânia Marisa ;
Completo:
Diversas mudanças no meio econômico, social e inevitavelmente, educacional, impulsionam debates que tem por pauta a concretização de políticas públicas no campo educacional brasileiro. A estruturação dessas políticas bem como as lutas por suas implementações tem forte efervescência na década de 1990 trazendo para o centro do debate questões como a formação docente, inclusão social, melhoramento dos espaços educativos e outras que surgem da urgente necessidade de uma educação para todos e de qualidade. Em meio a tantos aspectos que merecem considerável importância dentro dessas políticas, optamos em discutir, neste trabalho, a formação inicial de professores de química. Nesse sentido, a reflexão aqui proposta objetiva, por meio de referencial bibliográfico, apresentar ponderações sobre a importância da formação inicial de professores de química, bem como o papel que esse novo educador deve assumir frente às demandas sociais, econômicas e educacionais em que os sujeitos de sua prática estão inseridos.
Completo:
Several changes in the economic, social and inevitably, educational, drive debates whose agenda the implementation of public policies in the Brazilian educational field. The structuring of these policies as well as the struggles for its implementations have strong effervescence in the 1990s bringing to the center of the debate issues such as teacher training, social inclusion, improvement of educational spaces, and others that arise from the urgent need for education for all and quality. Amid so many aspects merit full importance within these policies, we have chosen in this work discuss the initial formation of Chemistry teachers in specific and pedagogical bases. To meet this proposition sought a theoretical reference that this account of subsidizing our discussion and support us in some reflections that are made throughout the text and with more emphasis in our final considerations. In this sense, this work aims, through bibliographic references, present reflections on the importance of initial training chemistry teachers, and the role that this new educator should take forward the social demands, economic and educational in the subjects of their practice are inserted.
Palavras-chave: Formação inicial; Educação; Licenciatura em Química.,
Palavras-chave: Initial training ; education; Degree in Chemistry,
DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq22
Referências bibliográficas
- [1] BRASIL, Ministério da Educação. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
- [2] BAZZO, W. et al. [eds.] (2003), Introdução aos estudos CTS (Ciência, tecnologia e sociedade), Madrid: OEI.
- [3] CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. 22. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
- [4] ECHEVERRIA, A.R.; ZANON, L.B. (orgs.). Formação Superior em Química no Brasil: práticas e fundamentos curriculares – Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
- [5] FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
- [6] GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária. Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum, 2013. http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/13.pdf Acesso em 03/06/2015.
- [7] GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Escola: Espaço de Formação dos Profissionais da Educação, Araras - SP, p. 209-215, 2006.
- [8] GATTI, Bernadete Angelina. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte/ Bernadete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barreto e Marli Eliza Dalmazo Afonso André. – Brasília: UNESCO, 2011.
- [9] IMBERNON. F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo, Cortez, 200
- [10] MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química professor/pesquisador. 3ed. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
- [11] PERONI, V. Breves considerações sobre a redefinição do papel do Estado. In: Políticaeducacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã. 2003. p. 21-134
- [12] SAES, D. A política neoliberal e o campo político conservador no Brasil atual. In: ____. República do Capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo: Boitempo,
- [13] 2001. p. 81-105.
- [14] SAVIANI, D. Pedagogia e formação de professores no Brasil: vicissitudes dos dois últimos séculos. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006. v.CD-Rom.
- [15] SCHNETZLER, Roseli P. Pesquisa em Ensino de Química: sua conceitualização, seu desenvolvimento e sua importância na formação de professores, 2003. Programa de pós-graduação em educação - UNIMEP.
- [16] VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Como citar:
SOUZA, Paulo Roberto Lima de; SANTANA, Débora Cristina Oliveira de; DANTAS, Josivânia Marisa; "Formação inicial de professores de química: uma reflexão pedagógica do fazer docente", p. 121-129 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings]..
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-4043,
DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq22
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações