Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
FUTEBOL-PAIXÃO: O QUE MARCA?
Reis, Tatielle Haussen ; Kreutz, Elizete de Azevedo ;
Artigo:
Marca é uma representação simbólica, cuja função é não somente identificar um produto/serviço, como também produzir sentido aos seus públicos, a partir das características qualitativas que os estimulam sensivelmente. Porém, devido à falta de comunicação estratégica das empresas, isso nem sempre acontece, o que ocasiona a não valorização dessas marcas. A paixão do público por uma marca varia de acordo com os vínculos emocionais estabelecidos com esta. Isso pode ser percebido com nitidez nas marcas de times de futebol, posto que estas são populares e o público não tem vergonha de expor os sentimentos por elas. Buscando entender os fatores que interferem na construção e consolidação de uma marca emocional, neste trabalho, foi realizada uma análise dos times de futebol, os quais fazem parte da formação inicial do Clube dos Treze, focando nos times do Rio Grande do Sul, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional. Para isso, foi utilizada como metodologia a Hermenêutica de Profundidade de Thompson (1995), apoiada pelas técnicas de pesquisa: revisão bibliográfica (AZEVEDO E SOUZA, 1995), entrevista (GASKELL, 2002), análise de conteúdo (BAUER, 2002) e semiótica (PENN, 2002). Com os resultados obtidos, espera-se apresentar o processo de construção e consolidação das marcas de times de futebol e a capacidade de interação e identificação com o torcedor, para que as estratégias apresentadas, posteriormente, possam servir de referência para as demais marcas.
Artigo:
Brand is a symbolic representation, whose function is not only to identify a product/service, but also produce sense to publics from their qualitative characteristics that stimulate feelingly. But, due to lack of strategic communication of corporates, it doesn’t happen, which results in not appreciation of such brands. The public passion for a brand changes according with emotional link create by it. This can be seen clearly in brands of soccer teams, considering that those are populars and the public is not ashame to expose feeling for them. Seeking to understand the factors that interfere in the construction and consolidate of an emotional brand, in this work was performed analysis of the soccer teams that are part of the initial formation of the Clube dos Treze, focusing in Rio Grande do Sul teams, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense and Sport Club Internacional. For this, was used as methodology the Depth Hermeneutics of Thompson (1995), supported by the research techniques: bibliographic review (AZEVEDO E SOUZA, 1995), interview (GASKELL, 2002), content analysis (BAUER, 2002) and semiotics (PENN, 2002). With the results, expected to show the process of construction and consolidation of the soccer team’s brands and the ability to interact and identify with the fan, so that these strategies presentations, later, can serve as a reference for other brands.
Palavras-chave: Marca, Design Emocional, Estratégias, Times de futebol., Brand,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00783
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Como citar:
Reis, Tatielle Haussen; Kreutz, Elizete de Azevedo; "FUTEBOL-PAIXÃO: O QUE MARCA?", p. 3312-3323 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00783
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