Junho 2017 vol. 3 num. 11 - CINAHPA | 2017 – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem
Artigo Completo - Open Access.
GAMIFICAÇÃO: A CRIATIVIDADE COMO ELEMENTO DE ENGAJAMENTO NO PROCESSO AVALIATIVO
GAMIFICATION: CREATIVITY AS AN ENGAGING FACTOR IN THE EVALUATION PROCESS
Coelho, Paulo Roberto Martins ; Teixeira, Mario Meireles ; Obregon, Rosane de Fatima Antunes ; Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira ; , ;
Artigo Completo:
O presente artigo tem por objetivo posicionar o processo criativo e gamificação no contexto educacional, discutindo até que ponto esses elementos promovem um verdadeiro engajamento dos estudantes e como a prática do design influencia na percepção social e cultural desses elementos. Apresenta também um roteiro e aplicação de técnica Multi-User Dungeon para auxiliar o processo de gamificação na educação, de modo a gerar discussões críticas mais aprofundadas sobre mecânicas de jogos e dinâmicas de jogos.
Artigo Completo:
This article aims to position creative process and gamification in the educational context, discussing to what extent these elements promote a real engagement of students and how the practice of design influences on social and cultural perception of these elements. It also presents a roadmap and use of Multi-User Dungeon technique to assist the gamification process in education, in order to generate more in-depth critical discussion of game mechanics and game dynamics.
Palavras-chave: Processo criativo, educação, Multi User Dungeon,
Palavras-chave: Creative process, education, Multi User Dungeon,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0053
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Como citar:
Coelho, Paulo Roberto Martins; Teixeira, Mario Meireles; Obregon, Rosane de Fatima Antunes; Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira; , ; "GAMIFICAÇÃO: A CRIATIVIDADE COMO ELEMENTO DE ENGAJAMENTO NO PROCESSO AVALIATIVO", p. 535-545 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0053
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