Dezembro 2019 vol. 6 num. 6 - 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador
Artigo - Open Access.
Gamificação de testes psicológicos para alfabetização e competências espaciais de crianças portadoras de Autismo e Síndrome de Down
Gamification of psychological tests for literacy and special skills of children with Autism and Down Syndrome
OLIVA, Julia ; ROLLEMBERG, Maria Clara ; GEOVANINI, Isabella ; GOMES, Helena ;
Artigo:
As tecnologias assistivas auxiliam em diversos casos. Considerando as síndromes cognitivas, ainda há uma carência de produtos voltados para estas deficiências que ajudem os profissionais da área de neuropsicopedagogia. Será apresentado neste trabalho um produto voltado para auxílio educacional que utiliza ferramentas psicológicas, a fim de recolher novas informações do paciente, promover o aumento das capacidades de leitura, escrita e autoconhecimento das crianças e estimular o melhor rendimento do tempo de consulta. O método de desenvolvimento utilizado consistiu na Intervenção Ergonomizadora a partir do acompanhamento do tratamento de cinco crianças com síndromes distintas: Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down. Espera-se com este trabalho estimular o uso do design colaborativo e incentivar a busca e elaboração de novas formas de tratamento.
Artigo:
Assistive technology aids in many different situations. Concerning cognitive disorders, the area of neuro-psychopedagogy lacks of products focused on helping professionals with the treatment. A product that focuses on educational aid is being presented in this article, using psychological tools in order to assist collecting new pieces of information concerning the patient, increasing reading, writing skills as well as self knowledge and promote a better use of the session’s time. The method used was Ergonomizer Intervention with observations of five children’s behavior, which were encompassed in distinctive disorders: Autism Spectrum and Down Syndrome. With this article, it’s expected to promote the use of collaborative design and encourage the search for new treatment solutions.
Palavras-chave: Psicologia, Design, Ergonomia, Aprendizagem, Produto,
Palavras-chave: Psychology, Design, Ergonomics, Learning, Product,
DOI: 10.5151/ergodesign2019-2.29
Referências bibliográficas
- [1] .
Como citar:
OLIVA, Julia; ROLLEMBERG, Maria Clara; GEOVANINI, Isabella; GOMES, Helena; "Gamificação de testes psicológicos para alfabetização e competências espaciais de crianças portadoras de Autismo e Síndrome de Down", p. 404-416 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ergodesign2019-2.29
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações