Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Resumo - Open Access.
Gamificação no ensino de libras: Elaboração e desenvolvimento de material didático para prática pedagógica
Gamificação no ensino de libras: Elaboração e desenvolvimento de material didático para prática pedagógica
Silva, Santiago Augusto ; Maynardes, Ana Claudia ;
Resumo:
O presente artigo relata a experiência de projeto de pesquisa que tem como objetivo a construção de plataformas físicas que contribuam com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizando a gamificação como processo de aprendizagem. Com o intuito de desenvolver novos produtos, aplicar novas metodologias de ensino e construir um estudo acerca da cultura surda brasileira, pretende-se desenvolver recursos e materiais pedagógicos para auxiliar e melhorar a prática de ensino e a experiência de estudantes ouvintes, surdos e pessoas com perda parcial de capacidade auditiva enquanto primeira língua (L1) e segunda língua (L2). A pesquisa tem como metodologia base a Abordagem Sistêmica e o Design Participativo como procedimentos de aproximação entre os atores envolvidos na problemática. Iniciada em 2017, a pesquisa conta com uma equipe multidisciplinar de designers, psicólogos, pedagogos e especialistas em Libras.
Resumo:
O presente artigo relata a experiência de projeto de pesquisa que tem como objetivo a construção de plataformas físicas que contribuam com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizando a gamificação como processo de aprendizagem. Com o intuito de desenvolver novos produtos, aplicar novas metodologias de ensino e construir um estudo acerca da cultura surda brasileira, pretende-se desenvolver recursos e materiais pedagógicos para auxiliar e melhorar a prática de ensino e a experiência de estudantes ouvintes, surdos e pessoas com perda parcial de capacidade auditiva enquanto primeira língua (L1) e segunda língua (L2). A pesquisa tem como metodologia base a Abordagem Sistêmica e o Design Participativo como procedimentos de aproximação entre os atores envolvidos na problemática. Iniciada em 2017, a pesquisa conta com uma equipe multidisciplinar de designers, psicólogos, pedagogos e especialistas em Libras.
Palavras-chave: gamificação; libras,
Palavras-chave: gamificação; libras,
DOI: 10.5151/ped2018-2.2_AIC_03
Referências bibliográficas
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Como citar:
Silva, Santiago Augusto; Maynardes, Ana Claudia; "Gamificação no ensino de libras: Elaboração e desenvolvimento de material didático para prática pedagógica", p. 6086 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-2.2_AIC_03
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