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O que se investiga sobre o uso de metodologias ativas para o ensino do aparelho do movimento no ensino superior

O que se investiga sobre o uso de metodologias ativas para o ensino do aparelho do movimento no ensino superior

Amorim, Mary Anne Pasta de ; Tomio, Daniela ; Silva, Arleide Rosa da ; , ;

Artigo:

O processo de ensino e aprendizagem vem sofrendo transformações passando de um modelo tradicional pautado na memorização para um modelo baseado em metodologias ativas, onde o aluno passa a ser o autor da construção de seu conhecimento, tendo o professor como um mediador e facilitador nesta busca. No presente estudo analisamos quais as tendências educativas envolvendo as metodologias ativas voltadas ao ensino da Anatomia Humana, com enfoque no aparelho do movimento, nos cursos da área da saúde e ciências biológicas no ensino superior. O estudo se caracteriza como uma revisão bibliográfica dos últimos dez anos nas seguintes fontes de pesquisa: Bases de Dados de Teses e Dissertações da FURB (BDTD), CAPES e IBICT através das palavras-chaves: metodologia ativa + aparelho do movimento, metodologia ativa + aparelho locomotor, metodologia ativa + anatomia, ensino + anatomia e ensino+ anatomia humana. Como resultados encontramos 26 trabalhos, mas apenas 3 relacionados ao aparelho do movimento/locomotor no ensino superior, sendo outros relacionados com teatros anatômicos, confecção de material didático para professores, metodologias ativas em âmbito geral ou com estratégias específicas como a construção de atlas pelos alunos, discussão de casos clínicos, no uso de tecnologia digital, autoavaliação, aplicativos, atlas digitais, jogos e ensino híbrido. Verificamos assim, uma carência em trabalhos descrevendo as diversas possibilidades de metodologias ativas voltadas à Anatomia Humana no ensino superior.

Artigo:

O processo de ensino e aprendizagem vem sofrendo transformações passando de um modelo tradicional pautado na memorização para um modelo baseado em metodologias ativas, onde o aluno passa a ser o autor da construção de seu conhecimento, tendo o professor como um mediador e facilitador nesta busca. No presente estudo analisamos quais as tendências educativas envolvendo as metodologias ativas voltadas ao ensino da Anatomia Humana, com enfoque no aparelho do movimento, nos cursos da área da saúde e ciências biológicas no ensino superior. O estudo se caracteriza como uma revisão bibliográfica dos últimos dez anos nas seguintes fontes de pesquisa: Bases de Dados de Teses e Dissertações da FURB (BDTD), CAPES e IBICT através das palavras-chaves: metodologia ativa + aparelho do movimento, metodologia ativa + aparelho locomotor, metodologia ativa + anatomia, ensino + anatomia e ensino+ anatomia humana. Como resultados encontramos 26 trabalhos, mas apenas 3 relacionados ao aparelho do movimento/locomotor no ensino superior, sendo outros relacionados com teatros anatômicos, confecção de material didático para professores, metodologias ativas em âmbito geral ou com estratégias específicas como a construção de atlas pelos alunos, discussão de casos clínicos, no uso de tecnologia digital, autoavaliação, aplicativos, atlas digitais, jogos e ensino híbrido. Verificamos assim, uma carência em trabalhos descrevendo as diversas possibilidades de metodologias ativas voltadas à Anatomia Humana no ensino superior.

Palavras-chave: metodologia ativa, Anatomia Humana, aparelho do movimento, aparelho locomotor, ensino superior.,

Palavras-chave: metodologia ativa, Anatomia Humana, aparelho do movimento, aparelho locomotor, ensino superior.,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-04

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Como citar:

Amorim, Mary Anne Pasta de; Tomio, Daniela; Silva, Arleide Rosa da; , ; "O que se investiga sobre o uso de metodologias ativas para o ensino do aparelho do movimento no ensino superior", p. 42-57 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-04

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