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GEOMETRIA DESCRITIVA E DEFICIÊNCIA VISUAL – ACESSIBILIDADE POR MEIO DE MATERIAIS ADAPTADOS

DESCRIPTIVE GEOMETRY AND VISUAL IMPAIRMENT - ACCESSIBILITY THROUGH ADAPTED MATERIALS

Lanes, Eduardo José ;

Artigo Completo:

O paradigma da educação inclusiva deve ser sempre lembrado junto às práticas pedagógicas. Como forma de contribuir com a questão e fomentar outras produções, o presente artigo relata as etapas da pesquisa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro – RJ). Os trabalhos descrevem a produção, os testes e as avaliações do uso de três modelos de épuras táteis, de modo a possibilitar a compreensão dos conceitos iniciais da Geometria Descritiva. Esses protótipos foram apreciados e manipulados por um aluno cego congênito da referida instituição de ensino. Um guia de confecção e utilização dos protótipos e uma audioaula de Geometria Descritiva também compuseram o produto educacional. Basicamente, a avaliação do material adaptado foi realizada pelo respondente que, além de sugerir melhorias, classificou a experimentação como satisfatória.

Artigo Completo:

The paradigm of inclusive education must always be remembered alongside pedagogical practices. As a way of contributing to the question and fostering other productions, this paper relates the stages of the research of Professional Master's Degree in Practices of Basic Education of the Colégio Pedro II (Rio de Janeiro - RJ). The author describes the production, tests and evaluations of the use of three tactile models of the 2D representation of points, in order to allow the understanding of the basic concepts of Descriptive Geometry. These prototypes were appreciated and manipulated by a born blind student of said educational institution. A guide for the making and use of prototypes and a descriptive geometry audio-cassette also made up the educational product. Basically, the evaluation of the adapted material was performed by the respondent who, besides suggesting improvements, classified the experimentation as satisfactory

Palavras-chave: Representação espacial, deficiência visual, Colégio Pedro II,

Palavras-chave: Space representation, visual impairment, Colégio Pedro II,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0018

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Como citar:

Lanes, Eduardo José; "GEOMETRIA DESCRITIVA E DEFICIÊNCIA VISUAL – ACESSIBILIDADE POR MEIO DE MATERIAIS ADAPTADOS", p. 150-160 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0018

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