Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
GESTÃO DE DESIGN E O FUTURO DOS NEGÓCIOS: VER, PREVER E TORNAR VISÍVEL EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS
Bergmann, Márcia ; Magalhães, Cláudio ;
Artigo Completo:
Mudanças no contexto de atuação das empresas são inevitáveis, mas podem ser previstas. Por isso, o design é considerado uma força transformadora ao perceber mudanças e reconhecer oportunidades. A partir desse pressuposto, buscou-se compreender como o design contribui para as organizações desenvolverem vantagens competitivas no longo prazo. Para tal, a revisão bibliográfica se concentrou principalmente na teoria da gestão de design e do design estratégico. Ao enfrentar situações desconhecidas, novas formas de pensar são necessárias, assim, foram apresentadas especificidades do design no processo de desenvolver ideias para o futuro. O trabalho enfatiza o caráter inventivo, plural e propenso ao risco do design como fator essencial aos processos estratégicos no quais a incerteza é um elemento intrínseco.
Artigo Completo:
Palavras-chave: gestão de design; design estratégico; futuro; cenários.,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0156
Referências bibliográficas
- [1] Barney, J. Gaining and sustaining competitive advantage. New Jersey: Prentice Hall, 2002.
- [2] BESSANT, J. Why design? In: BRUCE, M., BESSANT, J. Design in business: strategic innovation through design. Essex: Prentice Hall, 2005.
- [3] BEST, K. The fundamental of design management. Lausanne: Ava, 2010.
- [4] BEST, K. Design management: managing strategy, process and implementation. Londres: Bloomsbury, 2015.
- [5] BRUCE, M. Marketing and design. BRUCE, M., BESANT, J. Design in business: strategic innovation through design. Essex: Prentice Hall, 200
- [6] BRUCE, M.; COOPER, R. Marketing and design management. London: Thomson, 1997.
- [7] BRUCE, M., BESSANT, J. Design in business: strategic innovation through design. Essex: Prentice Hall, 2005.
- [8] CELASCHI, F. Metaprojeto hoje: guia para uma fase de transição. In: DIJON DE MORAES – Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.
- [9] COOPER, R. Design Management. In: HANDS, D. Vision and values in design management. Lausanne: Ava, 200
- [10] COOPER, R., et al. A. New design business models: implications for the future of design management. In: COOPER, R., et al. The handbook of d. management. New York: Berg, 2011.
- [11] COOPER, R., JUNGINGER, S. General Introduction: design management – a reflection. In: COOPER, R., et al. (Org.) The handbook of design management. New York: Berg, 20
- [12] COOPER, R.; PRESS, M. The design agenda: a guide to successful design management. New York: John Wiley, 2000 (1995).
- [13] DMI. What is Design Management? Disponível na internet por http em: HYPERLINK "https://dmi.site-ym.com/" https://dmi.site-ym.com/, Acesso em 20 de março de 2016.
- [14] DUMAS, A. MINTZBERG, H. Managing design, design management. Jornal of Design Management, 1990.
- [15] Dumas, A. Mintzberg, H. Managing the form, function and fit of design. Design Management Journal, 1991.
- [16] FRANCIS, D. Strategy and design. BRUCE, M., BESSANT, J. Design in business: strategic innovation through design. Essex: Prentice Hall, 2005.
- [17] FRASER, H. M. The practice of breakthrough strategies by design. Shamieh, M. Creating desired futures: how design Thinking innovates business. Base: Birkhauser, 2010.
- [18] FREIRE, K. M. Design estratégico: origens e desdobramentos. XXI congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014.
- [19] HANDS, D. Vision and values in design management. Lausanne: Ava, 2009.
- [20] HEKKERT, P., VAN DIJK, M. Vision in design: guidebook for innovators. Amsterdam: Bis, 2015.
- [21] HOLSTON, D. The strategic designer. Cincinnati, How Books, 2011.
- [22] JUSSANI, A. C.; KRAKAUER, P. V. C.; PÓLO, E. F. Reflections on Blue Ocean strategy: a comparison with Ansoff’s, Porter’s, and Hax and Wilde’s Strategies. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 2, n. 2, art. 35, p. 17-35, 2010.
- [23] KIM, W. C., MAUBORGNE, R. A estratégia do oceano azul: como criar mercados e tornar a concorrência irrelevante. São Paulo: Campus, 2005.
- [24] KIMBELL, L. Manifesto for the M(B)A in designing better futures. In: COOPER, R., JUNGINGER, S., LOCKWOOD, T. (Org.) The handbook of design management. New York: Berg, 2011.
- [25] KOOTSTRA, G. L. The Incorporation of Design Management in Today's Business Practice. Rotterdam: DME - Design 235 Management Europe, 2009. Disponível em: http://www.designmanagementexcellence.com/wp-content/uploads/2013/05/DME_Survey09.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2016.
- [26] LOCKWOOD, T. Contextual perspectives. In: BEST, K. The fundamental of design management. Lausanne: Ava, 2010.
- [27] MAGALHÃES, C. Design estratégico: integração e ação do Design industrial. Estudos em Design, v. 3, n.1, p. 15-27, 1995
- [28] Magalhães, C. F. Design estratégico: integração e ação do design industrial dentro das empresas. Rio de Janeiro, SENAI/DN, SENAI/CETIQT, CNPq, IBICT, PADCT, TIB, 1997.
- [29] MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Tradução: Carla Cipolla. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
- [30] MARGOLIN, V. A política do artificial: ensaios e estudos sobre design. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
- [31] MARTINS, R. F. F.; MERINO, E. A. D. A Gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: Eduel; Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.
- [32] MCBRIDE, M. Views on design management. In: BEST, K. Design management: managing strategy, process and implementation. Londres: Bloomsbury, 2015.
- [33] MCCULLAGH, K. Contextual perspectives. In: BEST, K. The fundamental of design management. Lausanne: Ava, 2010.
- [34] MINTZBERG, H. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2008.
- [35] MOZOTA, B. et al. Gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2011.
- [36] MOZOTA, B. B. Design strategic value revisited: a dynamic theory for design as organizational function. In: COOPER, R., et al.(Org.) The handbook of design management. New York: Berg, 2011.
- [37] PRESS, M. Working the crowd: crowdsourcing as a strategy for codesign. In : COOPER, R., JUNGINGER, S., LOCKWOOD, T. (Org.) The handbook of d. management. New York: Berg, 2011
- [38] PRESS, M.; COOPER, R. The design experience: the role of design and designers in the twenty-first century. Urlington: Ashgate, 2003.
- [39] STEIGLEDER, A. P., TONETTO, L. M. A interface entre design estratégico e marketing estratégico. REVISTA DESTAQUES ACADÊMICOS, VOL. 5, N. 2, - CCHJ/UNIVATES, 2013.
- [40] TEIXEIRA, J. R. et al. Design estratégico: inovação, diferenciação, agregação de valor e competitividade. BNDES Setorial, Inovação, 35 – pg. 333-368, 2012.
- [41] Tether, B. The role of design in business performance. Univ. of Manchester, 2005.
- [42] TOPALIAN, A. Major challenges for design leaders over the next decade. In: COOPER, R., et al.(Org.) The handbook of design management. New York: Berg, 2011.
- [43] VILADAS, X. Managing design for profits. Barcelona: Indexbook, 2010.
- [44] von Stamm, B. Innovation – what’s design got to do with it? Design Management Review, Boston, v. 15, p. 10-19, 2004.
- [45] VON STAMM, B. The role of design in innovation: a status report. In: COOPER, R., et al.(Org.) The handbook of design management. New York: Berg, 2011.
- [46] ZURLO, F. Design strategico. Roma: Enciclopedia Treccani, 2010. Disponível na internet por http em: < HYPERLINK "http://www.treccani.it/enciclopedia/design-strategico_(XXI_Secolo)/" http://www.treccani.it/enciclopedia/design-strategico_(XXI_Secolo)/>. Acesso em 20 de março de 2016.
Como citar:
Bergmann, Márcia; Magalhães, Cláudio; "GESTÃO DE DESIGN E O FUTURO DOS NEGÓCIOS: VER, PREVER E TORNAR VISÍVEL EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS", p. 1836-1848 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0156
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações