Resumo - Open Access.

Idioma principal

GESTÃO DO DESIGN DE JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PRODUTORA PARANAENSE

Aguiar, Michelle Pereira de ; Battaiola, André Luiz ; Kistmann, Virgínia ;

Resumo:

A desaceleração do mercado de jogos digitais na última década, principalmente no estado do Paraná, demonstrou que permanecer no setor se tornou um desafio. Dadas as condições do mercado a partir de 2010, a necessidade de mudanças na condução do ciclo de produção também impactou a gestão das produtoras de jogos digitais. Logo, acredita-se que a gestão do design pode proporcionar tais mudanças e auxiliar na manutenção dessas empresas no mercado. Desta premissa, o presente artigo relata brevemente um estudo de caso em uma produtora paranaense, a fim de investigar a ocorrência da gestão de design em seu ciclo de produção. Assim, os resultados obtidos no estudo são apresentados e discutidos, promovendo reflexão sobre do contexto atual do mercado de jogos digitais por meio do caso investigado.

Artigo selecionado para publicação na Strategic Design Research Journal (http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj)  — Disponível em breve 

Resumo:

PDF disponível em breve

Palavras-chave: gestão do design; jogos digitais; processo de design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0155

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAGAMES. A Indústria de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos no Brasil. 2005. Disponível em: Acesso em 8 abr. 2016.
  • [2] BEST, K. Design Management: management design strategy, process and Implementation. 2 ed. Bloomsbury Publishing, 2015.
  • [3] BEST, K. Fundamentos de Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  • [4] CHANDLER, H. M. Manual de produção de jogos digitais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  • [5] CRUZ, T. A. Gestão de design e desenvolvimento de jogos eletrônicos: um estudo de caso das empresas da Grande Florianópolis. Florianópolis, 2013. 277 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, UFSC.
  • [6] FLEURY, A.; SAKUDA, L. O.; CORDEIRO, J. H. D. (coord.) 1º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Pesquisa do GEDIGames, NPGT, Escola Politécnica, USP, para o BNDES. São Paulo: NPGT / Escola Politécnica / USP, 2014.
  • [7] FREDDY BEAR GAMES. 2015. Disponível em: Acesso em 8 abr. 2016.
  • [8] Freddy Bear Games. Do you know? Freddy Bear Games, 2015. Disponível em: Acesso em 8 abr. 2016.
  • [9] GULARTE, D. Jogos eletrônicos: 50 anos de interação e diversão. Teresópolis: Novas Ideias, 2010.
  • [10] LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2001.
  • [11] MARTINS, R. F.; MERINO, E. A. D. A gestão do design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina: Eduel; Rio de Janeiro: Rio Books, 20
  • [12] MICROSOFT. Imagine Cup, 2003-2016. Disponível em: Acesso em 9 abr. 2016.
  • [13] MOZOTA, B. B.; KLÖPSCH, C.; COSTA, F. C. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [14] SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2012.
  • [15] SCHUYTEMA, P. Design de games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
  • [16] STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para desenvolvimento da teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Como citar:

Aguiar, Michelle Pereira de; Battaiola, André Luiz; Kistmann, Virgínia; "GESTÃO DO DESIGN DE JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PRODUTORA PARANAENSE", p. 1823-1835 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0155

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações