Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
GESTÃO DO DESIGN E MARKETING: ESTUDO DE CASO SOBRE A ASSOCIAÇÃO “MÃOS HABILIDOSAS” NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA
Cavalcante, Rodrigo Augusto de Sousa ; Vieira, Alessandra Farias ; Valente, Karan Roberto da Motta ;
Artigo Completo:
O proposto artigo busca analisar como a gestão do design e marketing pode beneficiar a Associação “Mãos Habilidosas” e com isso conseguir um melhor rendimento através de suas vendas. As relações de Gestão do Design e Marketing surgem como forma de compreender alternativas dentro do projeto social, questões de inovações, competição, geração de novas ideias, visando um melhor aprendizado a ser utilizado como facilitador de informações tais como sociais, demográficos, regionais e econômicos aprimorando a produção artesanal da associação. Nesse contexto, podemos evidenciar a importância de uma estratégia que oriente a empresa para que seja possível alcançar seus objetivos, seja através da produção de bens ou na prestação de serviços. A gestão do design pode ser uma ferramenta que vem integrar as funções operacionais do design em todos os setores da empresa, sempre visando atingir os objetivos traçados e propiciar a percepção de uma imagem positiva. Enquanto o marketing vem contribuir expressivamente para a formulação sistemática de objetivos e ações na qual se planeja alcançar mais, para que isso possa acontecer deve haver um planejamento de suas organizações, metas, estratégias de venda e na forma de como seus produtos vão chegar ao mercado consumidor. Os procedimentos usados na pesquisa consistem da pesquisa bibliográfica, elaboração de questionários semiestruturado e pesquisas de campo com natureza exploratória cujo delineamento é o estudo de caso. Portanto este estudo tem como resultado obtém uma proposição de ações de Gestão de Design e Marketing, aonde o mesmo vem amparar e melhorar o desenvolvimento do trabalho agregando valores ao produto e mostrando os diferentes agentes econômicos e sociais para a difusão das inovações para um mercado competitivo em relação a produtos com identidade cultural da cidade Bragança – PA. Este estudo continua em fase de aprofundamento, porém varias portas já se abriram para a identificação de possíveis ferramentas para aplicação aos associados, valorização, agregação de valores aos seus produtos artesanais, trilhando um novo caminho para o conhecimento, exigindo ações rápidas e criativas para o dia a dia, fortalecendo o conjunto meio ambiente, produto e consumidor. Além contribuir como auxilio no desenvolvimento de um plano de ação para associação que faz parte de um trabalho de conclusão de curso.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Design; Gestão; Marketing.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0073
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Como citar:
Cavalcante, Rodrigo Augusto de Sousa; Vieira, Alessandra Farias; Valente, Karan Roberto da Motta; "GESTÃO DO DESIGN E MARKETING: ESTUDO DE CASO SOBRE A ASSOCIAÇÃO “MÃOS HABILIDOSAS” NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA", p. 851-862 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0073
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