Outubro 2024 vol. 9 num. 1 - 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil
Enfermagem - Open Access.
GIBC-CRIANES®- GUIA DE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NOS CUIDADOS ÀS CRIANES CLINICAMENTE COMPLEXAS: UM PRODUTO DA TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO
GIBC-CRIANES®- GUIA DE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NOS CUIDADOS ÀS CRIANES CLINICAMENTE COMPLEXAS: UM PRODUTO DA TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO
Depianti, Jéssica Renata Bastos ; Cabral, Ivone Evangelista ;
Enfermagem:
Introdução: As crianças com necessidades de saúde especiais clinicamente complexas (CRIANES-CCC), devido às suas limitações na participação dessas atividades, muitas vezes têm seu potencial interativo e lúdico negligenciado. Nesse contexto, é crucial transformar o conhecimento em uma ferramenta de cuidado que promova o interagir e o brincar, especialmente àquelas acamadas e totalmente dependentes de cuidados. Objetivo: Elaborar uma ferramenta de cuidado do interagir-brincar para crianças com necessidades de saúde especiais clinicamente complexas. Método: Estudo metodológico realizado a partir do modelo da Tradução do Conhecimento. A investigação se deu por meio da etnoenfermagem, com as técnicas de observação participante e da entrevista e, estudo de múltiplos casos; da síntese do conhecimento por meio da revisão integrativa para integrar conceitos e práticas sobre interagir e brincar e da pesquisa documental de guias/diretrizes para identificar atividade brincar e interagir. Aprovado pelo CEP sob CAAE 20670219.7.3001.5264. Resultados: O GIBC CRIANES®-Guia de interações e brincadeiras nos cuidados às crianes clinicamente complexas inclui narrativas e eventos de cuidados realizados por profissionais de enfermagem e familiares de CRIANES-CCC com aplicação potencial no cuidado; promove o desenvolvimento de potencialidades interacionais, bem-estar e conforto de CRIANES clinicamente complexas, com limitações funcionais que são pouco responsivas a estímulos de brincadeiras convencionais; apresenta atividades estimuladoras, interativas e agradáveis. Conclusões do trabalho: O guia descreve diretrizes para garantir o direito à brincadeira e à interação das crianças, cuidando e estimulando suas potencialidades através dessas atividades, orientando profissionais de enfermagem e familiares a oferecer atividades prazerosas que promovam bem-estar, tranquilidade e desenvolvimento.
Enfermagem:
Introdução: As crianças com necessidades de saúde especiais clinicamente complexas (CRIANES-CCC), devido às suas limitações na participação dessas atividades, muitas vezes têm seu potencial interativo e lúdico negligenciado. Nesse contexto, é crucial transformar o conhecimento em uma ferramenta de cuidado que promova o interagir e o brincar, especialmente àquelas acamadas e totalmente dependentes de cuidados. Objetivo: Elaborar uma ferramenta de cuidado do interagir-brincar para crianças com necessidades de saúde especiais clinicamente complexas. Método: Estudo metodológico realizado a partir do modelo da Tradução do Conhecimento. A investigação se deu por meio da etnoenfermagem, com as técnicas de observação participante e da entrevista e, estudo de múltiplos casos; da síntese do conhecimento por meio da revisão integrativa para integrar conceitos e práticas sobre interagir e brincar e da pesquisa documental de guias/diretrizes para identificar atividade brincar e interagir. Aprovado pelo CEP sob CAAE 20670219.7.3001.5264. Resultados: O GIBC CRIANES®-Guia de interações e brincadeiras nos cuidados às crianes clinicamente complexas inclui narrativas e eventos de cuidados realizados por profissionais de enfermagem e familiares de CRIANES-CCC com aplicação potencial no cuidado; promove o desenvolvimento de potencialidades interacionais, bem-estar e conforto de CRIANES clinicamente complexas, com limitações funcionais que são pouco responsivas a estímulos de brincadeiras convencionais; apresenta atividades estimuladoras, interativas e agradáveis. Conclusões do trabalho: O guia descreve diretrizes para garantir o direito à brincadeira e à interação das crianças, cuidando e estimulando suas potencialidades através dessas atividades, orientando profissionais de enfermagem e familiares a oferecer atividades prazerosas que promovam bem-estar, tranquilidade e desenvolvimento.
Palavras-chave: Brincar, Interação, Crianças com necessidades de saúde especiais, Tradução do conhecimento, Cuidados,
Palavras-chave: Brincar, Interação, Crianças com necessidades de saúde especiais, Tradução do conhecimento, Cuidados,
DOI: 10.5151/sabara2024-2842
Referências bibliográficas
- [1] "BRASIL. Ministério da Saúde. Diretriz metodológica: síntese de evidências para políticas. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretriz_sintese_evidencias_politicas.pdf Acesso em: 20 jul. 2024.
- [2] DEPIANTI, J.R.B., CABRAL, I.E. Hospitalized children with complex special healthcare needs: multiple case studies. Acta Paul Enferm. v.36, p:eAPE012732, 202 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/64GwC5jqct7wxj5Lws4x8Bw/?format=pdf&lang=en Acesso em: 20 jul. 2024.
- [3] DEPIANTI, J.R.B.; PESSANHA, F.B.; CABRAL I.E. Aplicabilidad de juegos a niños con necesidades de salud especiales. Revista Cubana de Enfermería. v. 38, n.4, p:e5481, 2021. Disponível em: https://revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/5481/916 Acesso em: 20 jul. 2024.
- [4] LEININGER ,M. Etnography and Ethnonursing: models and modes of qualitative data analysis. Orlando: Grune & Stratton; 1985
- [5] YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5a ed. Porto Alegre: Bookman; 201"
Como citar:
Depianti, Jéssica Renata Bastos; Cabral, Ivone Evangelista; "GIBC-CRIANES®- GUIA DE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NOS CUIDADOS ÀS CRIANES CLINICAMENTE COMPLEXAS: UM PRODUTO DA TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO", p. 55 . In: Anais do 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/sabara2024-2842
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