Novembro 2023 vol. 12 num. 6 - 10º MXRio Design Conference 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Grupo Acolhimento: Construindo um lugar-momento de convivência a partir do Design.

Welcoming Group: Building a space-time of coexistence from Design.

Brazil, Lucas ; Farbiarz, Jackeline ; Pedroso, Anderson Antônio ; Léste, João ;

Artigo:

Este artigo tem como objetivo apresentar parte da experiência do Grupo Acolhimento, composto por jovens de diferentes contextos e locais sociais. O trabalho trata do início do projeto que começou online durante a pandemia com o intuito de oferecer diferentes atividades a jovens do NEAM/PUC-Rio. Com o passar dos encontros, a partir da escuta ativa, diretriz para desenhar a continuidade dos trabalhos COM as pessoas envolvidas, o grupo ganhou forma. A partir disso, esses e essas jovens intitularam o projeto de Grupo Acolhimento. Este artigo visa mostrar o decorrer desse grupo durante o primeiro ano de trabalho, desde seu início até final de 2022. Esta apresentação seguirá uma linha narrativa/metodológica que consiste em: apresentar a transição dos encontros virtuais online para os presenciais no Centro Loyola de Fé e Cultura; demonstrar a co-construção do dia-a-dia das atividades, assim como das relações interpessoais; afirmar o design como potencializador do desenho em parceria que vem sendo feito; apresentar ações em design realizadas para o fazer conjunto. Por fim, trazer considerações e resultados dessa experiência que temos até aqui: um caminho possível de construção de um lugar-momento de convivência desenhado em parceria a partir dos anseios, necessidades e desejos desses e dessas jovens.

Artigo:

This article aims to present part of the experience of the Welcoming Group, composed of young people from different contexts and social places. The work deals with the beginning of the project that began online during the pandemic in order to offer different activities to young people from NEAM/PUC-Rio. With the passing of the meetings, from the active listening, guideline to draw the continuity of the work WITH the people involved, the group took shape. From this, these young women titled the project the Welcoming Group. This article aims to show the course of this group during the first year of work, from its beginning to the end of 2022. This presentation will follow a narrative/methodological line that consists of: presenting the transition from online virtual meetings to face-to-face meetings at the Loyola Center for Faith and Culture; demonstrate the co-construction of day-to-day activities, as well as interpersonal relationships; affirm design as an enhancer of the design in partnership that has been made; present actions in design carried out to make it together. Finally, to bring considerations and results of this experience that we have so far: a possible path of construction of a time-space of coexistence designed in partnership from the desires, needs and desires of these young people.

Palavras-chave: Design em parceria, Acolhimento, Inclusão, Cultura,

Palavras-chave: Design in partnership, Welcoming, Inclusion, Culture,

DOI: 10.5151/mxriodc2023-027

Referências bibliográficas
  • [1] "Boal, Augusto, 1931-2009. A estética do oprimido / Augusto Boal. - Rio de Janeiro: Garamond, 2009. 256p. : il.
  • [2] Bomfim, Gustavo A. Coordenadas cosmológicas e cronológicas como espaço das transformações formais. In COUTO, Rita Maria e OLIVEIRA, Alfredo Jefferson (org). Formas do Design - Por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB, 1999.
  • [3] Cabral, Amílcar. Unidade e Luta II. A prática revolucionária. Lisboa: Seara nova, 1976.
  • [4] Farbiarz, Jackeline; NOVAES, Luiza. Apostando no “E” ou estabelecendo pontes entre design e estudos da linguagem. IN: COUTO, et al. (org). Formas do Design: Por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 201
  • [5] Farbiarz, Jackeline; RIPPER, José Luiz Mendes. Instantâneos de Interação: encontros de memórias sobre Design, meio ambiente e sociedade. PUC-Rio. 2012.
  • [6] Freire, Paulo, 1921-1997. Educação como prática da liberdade [recurso eletrônico] / Paulo Freire. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
  • [7] Laraia, Roque de Barros, 1932. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
  • [8] Manzini, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais / Ezio Manzini; [coordenação de tradução Carla Cipolla; equipe Elisa Spampinato, Aline Lys Silva]. Rio de Janeiro: E-papers, 200 (Cadernos do Grupo de Altos Estudos ; v.1) 104p.
  • [9] Oliveira, Luciana Perpetuo de. Co-mover, como ver, comover com celulares: mobilizando os sentidos na produção criativa de leituras e escritas multimodais em processos formativos / Luciana Perpetuo de Oliveira; orientador: Jackeline Lima Farbiarz. – 201 245 f. : il. color.; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 201
  • [10] Relatório do Desenvolvimento Humano 2004: Liberdade Cultural em um Mundo Diversificado. https://hdr.undp.org/system/files/documents/2004-hdr-portuguese.2004-hdr-portuguese
  • [11] Velho, Gilberto. Observando o Familiar. In: NUNES, Edson de Oliveira. A Aventura Sociológica, Rio de Janeiro, Zahar, 1978, p. 121-132."
Como citar:

Brazil, Lucas; Farbiarz, Jackeline; Pedroso, Anderson Antônio; Léste, João; "Grupo Acolhimento: Construindo um lugar-momento de convivência a partir do Design.", p. 366-389 . In: 10º MXRio Design Conference 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2023-027

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações