Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
HATSUNE MIKO: PERSONAGEM CONSTITUÍDA NA CORPOREIDADE VIRTUAL COLETIVA
Nogueira, Cícero de Brito ; Viana, Núbia de Andrade ;
Artigo Completo:
Apresentamos uma reflexão sobre a construção da personagem virtual Hatsune Miku, objetivando compreender a constituição de sua corporeidade digital abstrata e sua relação com o real. Para tanto precisamos entender suas características constitutivas físicas (corporeidade) e psicológicas, no intuito de identificar sua construção como reflexo de um desejo contemporâneo. Trabalhamos com autores como: Lévi-Straus, Maria da Gloria Ribeiro, Bergson, entre outros. A pesquisa é qualitativa e descritiva, um estudo de caso, com base na pesquisa bibliográfica. Como resultados da reflexão, podemos concluir que a personagem é de uma constituição coletiva, pela sua interacionalidade. Essa construção provém de desejos e utopias sociais, ressignificando o interativo.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Interatividade, Virtualidade, Avatar, Corpo,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0311
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Como citar:
Nogueira, Cícero de Brito; Viana, Núbia de Andrade; "HATSUNE MIKO: PERSONAGEM CONSTITUÍDA NA CORPOREIDADE VIRTUAL COLETIVA", p. 3620-3634 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0311
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