Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

HEDONOMIA E ERGONOMIA: A CADEIRA NOS PERÍODOS BARROCO E ROCOCÓ E SUA RELAÇÃO DE PODER E PRAZER COM O USUÁRIO

SILVA, Adriana Sousa Fernandes da ; MARIÑO, Suzi Maria ;

Artigo Completo:

O presente artigo é uma poética da influência histórica social sobre o papel icônico da cadeira durante os períodos do Barroco e Rococó, trazendo seus símbolos e significados, utilizando como instrumento a semiótica buscando identificar a relação com o usuário nos aspectos hedônicos e ergonômicos. Como a história influência no estilo final da cadeira que a transforma em um ícone e como isso satisfaz seus usuários que abrem mão do conforto físico para uma relação de prazer? O objetivo da pesquisa é discutir o papel hedônico e ergonômico da cadeira na sociedade e identificar a influência social exercida nos estilos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-7720

Referências bibliográficas
  • [1] ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 200
  • [2] BRUNT, Andrew. Guia dos estilos de mobiliário. Lisboa: Presença, 1990. p. 40-57. Capítulo 2: "Mobiliário da Antiguidade".CADEIRAS Brasileiras / Museu da Casa Brasileira. São Paulo: Giroflex, 1994.
  • [3] CARVALHO, Tiago Amaral. A cadeira nº14 de Thonet. 2009. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2016.
  • [4] DEJEAN, Joan E.. O século do conforto: quando os parisienses descobriram o casual e criaram o lar moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
  • [5] DEMETRIOS, Eames. La chaise. 2013. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2016.
  • [6] FONTOURA, Antônio M. e Cláudia R. Hasegawa, ZACAR. Quando o design mexe com a gente. In: abc Design. Ed n. 25. Curitiba, 2008. ISSN 1676-565
  • [7] MONT´AVÃO, Claudia; DAMAZIO,Vera. Design Ergonomia Emoção. 3.ed. Rio de Janeiro: MAUAD, 2012. pg. 12
  • [8] MOUTINHO, Stella; PRADO, Rúbia Bueno do; LONDRES, Ruth. Dicionário de artes decorativas & decoração de interiores. 2. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.
  • [9] NIEMEYER, Lucy. Elementos da semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2ab, 2003. (Série design).
  • [10] OLIVEIRA, Myriam A. R. de. O rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Ler o Capítulo 2: "A França e o rococó. Origens, características e evolução do estilo". p. 23-39.
  • [11] THE METROPOLITAN MUSEUM OF ART. Armchair (fauteuil à la reine). Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2016.
  • [12] THE METROPOLITAN MUSEUM OF ART. Armchair (fauteuil à la reine) (part of a set). Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2016.
Como citar:

SILVA, Adriana Sousa Fernandes da; MARIÑO, Suzi Maria; "HEDONOMIA E ERGONOMIA: A CADEIRA NOS PERÍODOS BARROCO E ROCOCÓ E SUA RELAÇÃO DE PODER E PRAZER COM O USUÁRIO", p. 464-475 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-7720

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações