Novembro 2021 vol. 8 num. 3 - 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto
Artigo - Open Access.
HEURÍSTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE A PARTIR DE EMPREENDIMENTOS DIGITAIS
HEURÍSTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE A PARTIR DE EMPREENDIMENTOS DIGITAIS
Jéssica Ferreira dos Santos, Badaró ; Guimarães, Sarah Dourado ; Souza, Matheus Luiz Pontelo de ;
Artigo:
O ambiente de desenvolvimento de produtos, especialmente no contexto do empreendedorismo digital, é repleto de incertezas e mudanças, tornando a tomada de decisão um desafio considerável. Devido a isto, é comum a busca por modelos analíticos enquanto condição necessária para gerar melhores resultados. Há indícios, contudo, de que heurísticas superam tais modelos tanto em simplicidade quanto em precisão. Portanto, este estudo tem como objetivo identificar heurísticas adaptadas ao desenvolvimento de produtos em empreendimentos digitais, bem como uma validação de tais heurísticas por empreendedores da área. Utilizando uma abordagem de multi-métodos - análise de template apoiada por princípios de grounded theory, o estudo obteve uma lista de heurísticas priorizada pela relevância atribuída pelos empreendedores, além de reflexões sobre o potencial e limitações dessas heurísticas no contexto em questão.
Artigo:
O ambiente de desenvolvimento de produtos, especialmente no contexto do empreendedorismo digital, é repleto de incertezas e mudanças, tornando a tomada de decisão um desafio considerável. Devido a isto, é comum a busca por modelos analíticos enquanto condição necessária para gerar melhores resultados. Há indícios, contudo, de que heurísticas superam tais modelos tanto em simplicidade quanto em precisão. Portanto, este estudo tem como objetivo identificar heurísticas adaptadas ao desenvolvimento de produtos em empreendimentos digitais, bem como uma validação de tais heurísticas por empreendedores da área. Utilizando uma abordagem de multi-métodos - análise de template apoiada por princípios de grounded theory, o estudo obteve uma lista de heurísticas priorizada pela relevância atribuída pelos empreendedores, além de reflexões sobre o potencial e limitações dessas heurísticas no contexto em questão.
Palavras-chave: Heurísticas; Desenvolvimento de produto; Empreendedorismo digital; Racionalidade ecológica; Incerteza,
Palavras-chave: Heurísticas; Desenvolvimento de produto; Empreendedorismo digital; Racionalidade ecológica; Incerteza,
DOI: 10.5151/cbgdp2021-3110
Referências bibliográficas
- [1] .
Como citar:
Jéssica Ferreira dos Santos, Badaró; Guimarães, Sarah Dourado; Souza, Matheus Luiz Pontelo de; "HEURÍSTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE A PARTIR DE EMPREENDIMENTOS DIGITAIS", p. 750-763 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/cbgdp2021-3110
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações