Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
HIBRIDAÇÃO CULTURAL E GLOBALIZAÇÃO: REFLEXOS SOBRE A PADRONIZAÇÃO GLOBAL E A CRIATIVIDADE.
Pai, Dinara Dal ;
Artigo:
Este artigo analisa como os encontros culturais, compreendidos como hibridação cultural, influenciam o potencial criativo das pessoas. Apesar de a criatividade ser incentivada pelo cruzamento de diferentes estímulos culturais, as hibridações resultantes dos processos de globalização e da crescente padronização do consumo afetam diretamente este potencial criativo levando à redução da diversidade criativa global e local.
Artigo:
This article analyses how cultural encounters, understood as cultural hybridization, influence people’s creative potential. Although creativity is encouraged by the intersection of different cultural stimuli, hybridizations resulting from globalization processes and increasing standardization of consumption directly affect people’s creative potential, resulting in the reduction of local and global creative diversity.
Palavras-chave: hibridação cultural, globalização, criatividade, padronização do consumo., cultural hybridization, globalization, creativity, standardization of consumption.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-01404
Referências bibliográficas
- [1] ADORNO, Theodor W. Dialética do Esclarescimento: fragmentos filosóficoa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 1985.
- [2] BAUMAN, Zygmunt. Comunidades: a busca por segurança na mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 2003.
- [3] ______. Globalização: as consequências Humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 1999.
- [4] ______. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
- [5] CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
- [6] CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
- [7] LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
- [8] LUSVARGHI, Luiza Cristina. MTV no Brasil – a padronização da cultura na mídia eletrônica mundial. São Paulo, 2002. 173f. Dissertação (Mestrado). Escola de Comunicação e artes da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo. 2002.
- [9] HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. 18º ed. São Paulo: Edições Loyola, 200
- [10] HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10º ed. Rio de Janeiro: DPAndamp;A Editora, 2009.
- [11] OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 20º ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
Como citar:
Pai, Dinara Dal; "HIBRIDAÇÃO CULTURAL E GLOBALIZAÇÃO: REFLEXOS SOBRE A PADRONIZAÇÃO GLOBAL E A CRIATIVIDADE.", p. 630-638 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-01404
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações