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Hibridização: Desafios para Lubrificantes na Perspectiva das Condições Brasileiras

Hybridization: Challenges for Lubricants from the Perspective of Brazil's Conditions

ARAÚJO, G. S. ; PFAFFENZELLER, R. A. ; BARRETO, P. F. D. O. ; ESTEVES, J. L. da C. ; GOMES, C. F. R. ;

Trabalho completo:

Com a crescente adoção de veículos híbridos, a demanda por lubrificantes eficazes tornou-se uma preocupação central devido às características operacionais específicas desses motores em comparação com os motores de combustão interna convencionais. Um dos principais desafios é garantir uma proteção adequada contra a corrosão, especialmente em condições operacionais com temperaturas mais baixas, típicas de motores híbridos. Nesse sentido, o presente estudo visa discutir e avaliar o desempenho de diferentes lubrificantes: um óleo API SN, convencional e amplamente utilizado, e um API SP, desenvolvido para veículos híbridos. Para isso, a corrosão em lâminas de cobre causada por amostras de lubrificante contaminadas com etanol foi avaliada, simulando o fenômeno de diluição de combustível. Com base na análise comparativa realizada, entende-se que o lubrificante desenvolvido para veículos híbridos foi capaz de proporcionar uma proteção mais eficaz contra a corrosão causada pelas condições operacionais específicas.

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With the growing adoption of hybrid vehicles, the demand for effective lubricants has become a central concern due to the distinct operational characteristics of these engines compared to conventional internal combustion engines. One of the main challenges is ensuring adequate protection against corrosion, especially in operating environments with lower temperatures, typical of hybrid engines. In this sense, the present study aims to discuss and evaluate the performance of different lubricants: an API SN oil, conventional and widely used, and an API SP, developed for hybrid vehicles. For this purpose, the corrosion on copper strips caused by lubricant samples contaminated with ethanol was evaluated, simulating the phenomenon of fuel dilution. Based on the comparative analysis conducted, it is understood that the lubricant developed for hybrid vehicles was able to provide more effective protection against corrosion caused by the specific operating conditions.

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP67

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Como citar:

ARAÚJO, G. S.; PFAFFENZELLER, R. A.; BARRETO, P. F. D. O.; ESTEVES, J. L. da C.; GOMES, C. F. R.; "Hibridização: Desafios para Lubrificantes na Perspectiva das Condições Brasileiras", p. 343-350 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP67

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