Agosto 2014 vol. 1 num. 3 - Seminário Paulista do Ensino da História do Design 2014
Artigo - Open Access.
História do Design na disciplina de “Fundamentos do Design”: experiência, hábito e projeto no ensino e na interpretação da história
Faria, José Neto de ;
Artigo:
Este texto propõe refletir sobre a proposta didático pedagógica de ensino da “História do Design” implantada na disciplina de “Fundamentos do Design”. A disciplina faz parte do conjunto de cadeiras responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos de história, teoria e crítica do design, dos cursos de Design Digital e Design Gráfico, da Universidade Anhembi Morumbi: “Fundamentos do Design” com 80h; “História da Arte e do Design” com 80h; e, dependendo do curso, “Laboratório de Arte e Design Digital” ou “Laboratório de Arte e Design Gráfico” com 40h. Foi baseada nos estudos sobre as relações entre experiência, arte e educação, de John Dewey (2010; 2011), os processos de individuação e formação do conhecimento, de Gilbert Simondon (2009), e as relações dos modos de pensar com a história do design, de Rosalía Torrent e Joan M. Marín (2005). A disciplina de “Fundamentos do Design”, tanto no curso de Design Digital quanto no de Design Gráfico, conduz a prática projetual e faz parte de um conjunto de disciplinas, “Linguagem Visual”, “Imagem Gráfica e Digital” e “Comunicação e Expressão”, as quais articuladas devem promover a conexão de um conjunto de conhecimentos, que passam, na visão dos discentes, objetivamente a contribuir e a fazer parte da fundamentação teórica de qualquer projeto de design. Assim, os discentes percebem que o conhecimento teórico, crítico e histórico não serve somente para a construção de um posicionamento retórico, mas para fundamentar as ações que transformam o mundo.
Artigo:
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/designpro-spehd-11
Referências bibliográficas
Como citar:
Faria, José Neto de; "História do Design na disciplina de “Fundamentos do Design”: experiência, hábito e projeto no ensino e na interpretação da história", p. 41-46 . In: In Anais do 1º Seminário Paulista do Ensino da História do Design 2014 [=Blucher Design Proceedings]..
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-spehd-11
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações