Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES
Artigo Completo - Open Access.
HORTA ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PARA FAVORECER UM BOM HÁBITO ALIMENTAR E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Silva, Thamires Oliveira da ; Brito, Aline Rocha ; Meira, Mirley Santos ; Conceição, Tácio Luis de Andrade ;
Artigo Completo:
A educação ambiental pode ser retratada através de atividades desenvolvidas em hortas escolares. O objetivo foi analisar por meio de revisão bibliográfica se a implantação da horta escolar tem conscientizado e sensibilizado a comunidade escolar sobre a importância das hortaliças e preservação do meio ambiente. Os procedimentos metodológicos apoiaram-se em uma abordagem qualitativa, pesquisa descritiva, delineada em estudos de casos, cujos procedimentos favorecem os objetivos propostos. Foram analisadas duas escolas: Escola Monsenhor Guilherme Schmitz - Aracruz (E.S.) e Centro de Ensino Charles Darwin de Cariacica, (E.S.), aonde foram desenvolvidos projetos que nortearam a importância das hortaliças cultivadas na horta escolar. Ao passo que as atividades contribuíram para a modificação nos hábitos e atitudes dos alunos protegendo e conservando o meio ambiente.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Educação ambiental, Horta escolar, Meio ambiente,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/xveneeamb-218
Referências bibliográficas
- [1] ARAUJO M.P.M., DRAGO R. Projeto Horta: A Mediação Escolar Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis. Revista FACEVV | ISSN 1984-9133 | Vila Velha | Número 6 | jan/jun. 201
- [2] ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 1989.
- [3] BECK, U. Risk society. London: Sage Publications. 1992. BILCK,A.P.;SILVA.D.L.D.;COSTA.A.N.C.;BENASSI.T.V.,GARCIA.S.Aproveitamento de subprodutos: restaurantes de Loudrina. Revista em agronegócios e Meio Ambiente, Maringá, v.2.n.1.p-87-104,2009. CAPORAL, F. R., COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova extensão rural. jan/mar. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.1, n.1, p 16- 37, jan/mar, 2000.
- [4] COSTA, M. A F. da; COSTA, M.F.B. Metodologia da pesquisa: conceitos e técnicas. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
- [5] CRIBB. S. L. S. P. Contribuições Da Educação Ambiental E Horta Escolar Na Promoção De Melhorias Ao Ensino, À Saúde E Ao Ambiente. Rempec - Ensino, Saúde E Ambiente, V.3 N 1 p. 42-60 abril 2010.
- [6] DIAS, F.G. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 3. ed. São Paulo: Gaia, 1992.
- [7] FIOROTTI J. L, CARVALHO E.S.S.; PIMENTEL A.F. SILVA K.R. Horta: A Importância No Desenvolvimento Escolar. XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba.
- [8] FETTER, I. S; MULLER, J; Agroecologia Merenda Escolar e Ervam Medicinais Resgatando Valores no Ambiente escolar. 200
- [9] FRISK, P. R; Horta na Escola; Publicado, 2008.
- [10] OLIVEIRA, C; A, SILVA, N; A Horta Escolar Ulbra Centro Universitário de Paraná, 2009.
- [11] JACOBI P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p.189-205, março/ 2003.
Como citar:
Silva, Thamires Oliveira da; Brito, Aline Rocha; Meira, Mirley Santos; Conceição, Tácio Luis de Andrade; "HORTA ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PARA FAVORECER UM BOM HÁBITO ALIMENTAR E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE", p. 2162-2171 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/xveneeamb-218
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações