Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

HUMAN-CENTERED DESIGN E STUDENT-CENTERED LEARNING: PROJETANDO PARA A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Lugli, Daniele ; Heemann, Adriano ;

Artigo Completo:

O presente artigo apresenta um estudo sobre a integração do método human-centered design com a abordagem educacional student-centered learning no desenvolvimento de unidades curriculares de um curso superior em Design. Relata-se uma pesquisa-ação para a cocriação da estrutura de uma aula com a participação de diversos stakeholders e, posteriormente, uma pesquisa participante que descreve a aplicação da mesma por meio da atuação da pesquisadora. Os resultados apresentam o mapeamento de interesses dos participantes e a aplicação de ferramentas da educação e do design para a formulação de uma estratégia pedagógica compatível com essas necessidades. O processo aponta benefícios da contribuição dos stakeholders, mas também empecilhos na implementação relativos aos fatores humanos intrínsecos à abordagem.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Human-centered design; Student-centered learning; Educação em design; Competências; Colaboração.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0188

Referências bibliográficas
  • [1] ATTARD, A.; IORIO, E. D.; GEVEN, K.; SANTA, R. Student-Centered Learning Toolkit. Bruxelas: T4SCL Project Steering Group, 2010. Disponível em: . Acesso em 03 mai. 2015.
  • [2] BUCHANAN, R. Human dignity and human rights: thoughts on the principles of human-centred design. Design issues, v.3, n.17, p. 35–39, 2001.
  • [3] FINDELI, A. Rethinking Design Education for the 21st Century : Theoretical, Methodological, and Ethical Dis University Press, 2006.
  • [4] HARDIN, D. et al. Redesigning Graduate Education. Design Management Review, v.1, n.25, p.12-21, 201
  • [5] IDEO. Field Guide to Human-Centered Design. 201 Disponível em: . Acesso em 01 nov. 201
  • [6] JUNGINGER, S. Design in the Organization: Parts and Wholes. Design Research Journal, v.2, n.9, Swedish Design Council (SVID): p. 23-29, 2009.
  • [7] LEA, S. J.; STEPHENSON, D.; TROY, J. Higher Education Students’ Attitudes to Student-Centred Learning: Beyond Educational Bulimia. Studies in Higher Education, v. 28, n. 3, p. 321–334, 2003.
  • [8] NIEMEYER, L. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
  • [9] SANDERS, E. B. On modeling an evolving map of design practice and design research. Interactions, v. 15, n. 1, p. 13–17, 2008.
  • [10] SANDERS, E. B. N.; STAPPERS, P. J. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign: International Journal of CoCreation in Design and the Arts, v.4, n.1, p., 5-18, 2008.
  • [11] SAVIANI, D. As Concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (org.). Navegando pela História da Educação Brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.
  • [12] SHARP, A. Humanistic Approaches to Learning. In: SEEL, N. M. (org.). Encyclopedia of the Sciences of Learning. Springer, 20
  • [13] STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. This is Service Design Thinking. Amsterdam, BIS Publishers, 2011.
Como citar:

Lugli, Daniele; Heemann, Adriano; "HUMAN-CENTERED DESIGN E STUDENT-CENTERED LEARNING: PROJETANDO PARA A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO", p. 2200-2211 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0188

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações