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Identidade e Expressão no Mobiliário de Design Autoral Brasileiro em Espaços Culturais

Identity and Expression in Brazilian Authorial Design Furniture in Cultural Spaces

LINHARES, Fernando de Oliveira ; SOUSA, Cyntia Santos Malaguti de ;

Artigo:

Esta tese de doutorado tem por objetivo principal identificar aspectos identitários, culturais e de expressividade do design de mobiliário brasileiro institucional instalado em espaços culturais, estudando sua origem - briefing, inspiração e processo criativo, identificando elementos materiais e imateriais que os compõem, avaliando como contribuem para expressar sua identidade e relação com o contexto em que se inserem. Cultura, identificação e identidade são formados por um conjunto de símbolos que fazem parte de um determinado grupo ou povo (LARAIA, 2020) e que se expressam na cultura material, presentes portanto, no contexto histórico do design (ONO, 2004; CARDOSO, 2005). Entretanto o estudo do tema é complexo, notadamente quando se trata do design de móveis em nosso país, cuja história, processos criativos e produtivos foram e têm sido influenciados por múltiplos fatores como a industrialização, os fluxos migratórios e movimentos culturais internos/externos (SANTOS, 2017). Dessa forma, a questão central norteadora desta investigação é: as peças de design de mobiliário brasileiro inseridos em espaços culturais, mediante suas características materiais e imateriais, procuram se identificar e são percebidas como “Design Brasileiro”? Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório-descritivo, de abordagem mista, utilizando dados qualitativos e quantitativos (LAKATOS; MARCONI, 2013). Os espaços culturais da cidade de São Paulo delimitam o universo de investigação. Serão feitos levantamentos de material primário, como documentos dos espaços culturais e das peças de mobiliário, que serão catalogadas, descritas e analisadas; serão entrevistados seus criadores, especificadores, dirigentes e frequentadores das instituições; posteriormente, os dados obtidos serão analisados e comparados para discussão das hipóteses levantadas. A pesquisa encontra-se em fase de planejamento da coleta de dados primários, com mapeamento prévio dos espaços culturais, identificação inicial de mobiliário, autores e demais agentes envolvidos.

Artigo:

This doctoral thesis has as main objective to identify identity, cultural and expressive aspects of the design of institutional Brazilian furniture installed in cultural spaces, studying its origin - briefing, inspiration and creative process, identifying material and immaterial elements that compose them, evaluating how they contribute to express their identity and relationship with the context of their surroundings. Culture, identification and identity are formed by a set of symbols that are part of a certain group or people (LARAIA, 2020) and that are expressed in material culture, therefore present in the historical context of design (ONO, 2004; CARDOSO, 2005 ). However, the study of the subject is complex, especially when it comes to furniture design in our country, whose history, creative and productive processes were and have been influenced by multiple factors such as industrialization, migratory flows and internal/external cultural movements (SANTOS , 2017). Thus, the main guiding question of this investigation is: do Brazilian furniture design inserted in cultural spaces, through their material and immaterial characteristics, seek to identify themselves and are perceived as “Brazilian Design”? It is an applied research, exploratory-descriptive, with a mixed approach, using qualitative and quantitative data (LAKATOS; MARCONI, 2013). The cultural spaces of the city of São Paulo delimit the universe of investigation.Surveys of primary material will be carried out, such as documents from cultural spaces and furniture pieces, which will be catalogued, described and analyzed; their creators, specifiers, directors and regulars of the institutions will be interviewed; later, the data obtained will be analyzed and compared to discuss the hypotheses raised. The research is in the planning phase of primary data collection, with prior mapping of cultural spaces, initial identification of furniture, authors and other agents involved.

Palavras-chave: Design brasileiro, Identidade, Cultura material, Mobiliário brasileiro.,

Palavras-chave: Brazilian design, Identity, Material culture, Brazilian furniture.,

DOI: 10.5151/5spdesign-27

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, Rafael. O Design Brasileiro Antes do Design. 2005
  • [2] LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2017.
  • [3] LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. 30ª Reimpressão 2020.
  • [4] ONO, Maristela Mitsuko. Design industrial e diversidade cultural: sintonia essencial. Estudos de casos nos setores automobilístico, moveleiro e de eletrodomésticos no Brasil. Tese. Universidade de São Paulo. FAUUSP, São Paulo, 2004)
  • [5] SANTOS, Maria Cecília Loschiavo. Móvel Moderno Brasil, 2017.
Como citar:

LINHARES, Fernando de Oliveira; SOUSA, Cyntia Santos Malaguti de; "Identidade e Expressão no Mobiliário de Design Autoral Brasileiro em Espaços Culturais", p. 51-52 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-27

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