Resumo - Open Access.

Idioma principal

Identidade e Identificação - Um Estudo sobre a Publicidade e seus Reflexos Sociais

RIBEIRO, Eric Anacleto ;

Resumo:

Desde sua concepção enquanto objeto de estudo, o marketing já passou por diversas transformações, adaptando-se aos contextos social e econômico de cada época. Da mesma forma, a aplicação de suas ferramentas também sofreu alterações, principalmente no que se refere ao foco estratégico publicitário. O objetivo deste trabalho foi discutir essa evolução e analisar, com base nela, a ferramenta de marketing que mais interage com o ser social: a comunicação, tendo a pretensão de propor uma reflexão acerca do foco comunicacional - como parte de um processo - que trouxe prestígio e sucesso para determinadas empresas, produtos e marcas, estabelecendo uma relação satisfatória com seus públicos, seja pela identificação ou identidade. Para tal, foram analisadas peças publicitárias da contemporaneidade que flutuam nos campos da razão e da emoção, ora estabelecendo um vínculo de identificação de necessidades básicas, ora apelando para uma identidade repleta de simbologia. A estruturação teórica foi pautada, em especial, nas teorias de Palo Alto e na Teoria das Medicações.

Resumo:

Palavras-chave: marketing, comunicação, publicidade, identidade, identificação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/socsci-secunifesp-028

Referências bibliográficas
  • [1] CARRASCOZA, João Anzello. Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário. São Paulo: Futura, 2004.
  • [2] HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-modernidade. 5ª ed. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DPAndamp;A, 2001.
  • [3] KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Edição do Novo Milênio. 10ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
  • [4] LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal: Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo. São Paulo: Cia das Letras, 2006.
  • [5] MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia. Trad. Ronald Polito, Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
  • [6] McCARTHY, E. Jerome; PERREAULT Jr, William D. Marketing Essencial: Uma Abordagem Gerencial e Global. São Paulo: Atlas, 1997
  • [7] NEUMEIER, Marty. The brand gap: How to bridge the distance between business strategy and design. California: New Riders, 2005.
  • [8] PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
  • [9] SERRES, Michel. Pertinência e Identidade. In: LÈVY, Pierre, AUTHIER, Michel (orgs.). As árvores de conhecimento. São Paulo: Escuta, 1995.
  • [10] WITTGENSTEIN, Ludwig J. J. Observações filosóficas. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
  • [11] WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma Introdução Teórica e Conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
  • [12] YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
Como citar:

RIBEIRO, Eric Anacleto; "Identidade e Identificação - Um Estudo sobre a Publicidade e seus Reflexos Sociais", p. 209-219 . In: Anais do VII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - (des)Identidade Nacional [=Blucher Social Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/socsci-secunifesp-028

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações