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Identificação em tempo real de falha de ignição (misfire) por meio da medição da corrente iônica em um motor de ignição por centelha

Real-time identification of misfire by measuring ionic current in a spark ignition engine

SOCORRO, A. F. ; PEREIRA, B. S. ; MANSANO, R. D. ; LAGANÁ, A. A. M. ; MOSCARDINI, D. ; ROVAI, F. F. ; UEHARA, S. ;

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O objetivo do presente artigo é aprimorar a detecção em tempo real de falhas de ignição (misfire) diretamente na câmara de combustão dos motores de ignição por centelha, utilizando a vela de ignição como um sensor de corrente iônica. Em comparação com métodos indiretos, como a medição de oscilações na rotação do motor, esta abordagem proporciona uma identificação mais precisa das falhas de ignição, permitindo uma aplicação individualizada para cada cilindro. Podendo oferecer informações adicionais ao sistema de gerenciamento do motor, possibilitando por exemplo, a implementação de estratégias para atenuar esse tipo de combustão anormal. Para isso, nos experimentos, são empregados tanto hardware quanto software capazes de obter, condicionar e processar o sinal de corrente iônica, utilizando como referência para as janelas de amostragem do sinal o sensor de rotação da roda fônica do motor. Os resultados obtidos destacam o potencial de melhorar significativamente a eficácia do diagnóstico em tempo real de falhas de ignição em motores.

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The objective of this article is to improve the real-time detection of misfires directly in the combustion chamber of spark ignition engines, using the spark plug as an ionic current sensor Compared to others methods, such as combustion pressure analyses, measuring fluctuations in engine speed or vibration mechanical analyses, this approach provides more accurate identification of misfires, allowing for individualized application for each cylinder, robustness against noise and lower implementation costs. It can offer additional information to the engine management system, enabling, for example, the implementation of strategies to mitigate this type of abnormal combustion. For this, in the experiments, both hardware and software capable of obtaining, conditioning and processing the ionic current signal are used, using the engines.

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP111

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Como citar:

SOCORRO, A. F.; PEREIRA, B. S.; MANSANO, R. D.; LAGANÁ, A. A. M.; MOSCARDINI, D.; ROVAI, F. F.; UEHARA, S.; "Identificação em tempo real de falha de ignição (misfire) por meio da medição da corrente iônica em um motor de ignição por centelha", p. 584-588 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP111

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