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ILUMINAÇÃO EM SALA DE AULA E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM: MITIGANDO O OFUSCAMENTO REFLETIDO

ILUMINAÇÃO EM SALA DE AULA E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM: MITIGANDO O OFUSCAMENTO REFLETIDO

SANTOS, Midiã Meyrielle Silva dos ; MELO, Carmem Julianne Beserra ; SILVA, Luiz Bueno da ;

ARTIGO COMPLETO:

Uma iluminação satisfatória em sala de aula influencia positivamente na aprendizagem e no bem-estar de alunos e professores. Assim, este artigo apresenta uma análise luminotécnica desse ambiente da UFPB. A instrumentalização e as análises seguiram em conformidade com a NHO 11:2018 e a NBR 8995-1:2013, com o apoio do software Dialux Evo. O ambiente apresentou níveis de iluminância de 257,3 lux e UGR com valores de 25,1 e 23,6, que não estão em conformidade com os parâmetros normativos. Esses resultados corroboraram com a percepção de 128 estudantes, dos quais 82% consideraram esses níveis prejudiciais à saúde ocular, resultando em uma proposta de um relayout luminotécnico.

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"Satisfactory lighting in the classroom positively influences the learning and well-being of students and teachers. Therefore, this article presents a lighting analysis in this environment at UFPB. Theinstrumentation and analysis followed the guidelines of NHO 11:2018 and NBR 8995-1:2013 with the support of Dialux Evo software. The environment showed illuminance levels of 257,3 lux and UGR values of 25.1 and 23.6, which do not comply with normative parameters. These results were consistent with the perception of 128 students, where 82% consider these levels detrimental to eye health, resulting in a proposal for a lighting redesign."

Palavras-chave: Iluminação; Sala de aula; UGR,

Palavras-chave: Lighting; classroom; UGR,

DOI: 10.5151/eneac2024-829895

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Como citar:

SANTOS, Midiã Meyrielle Silva dos; MELO, Carmem Julianne Beserra; SILVA, Luiz Bueno da; "ILUMINAÇÃO EM SALA DE AULA E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM: MITIGANDO O OFUSCAMENTO REFLETIDO", p. 57-68 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-829895

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