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Imagens acessíveis: uma relação entre a audiodescrição e a Gramática do Design Visual

Accessible images: a connection between audio description and Visual Design Grammar.

Perdigão, Luciana Tavares ; Fernandes, Ediclea Mascarenhas ;

CIDI:

As produções acadêmicas e científicas estão cada vez mais multimodais com a popularização dos softwares de produção gráfica e edição de imagens. Entretanto, essas imagens precisam ser acessíveis e um dos recursos é a audiodescrição. O presente estudo tem como objetivo analisar o layout de imagens de produções editoriais acadêmico-científicas que foram encaminhadas para produção de audiodescrição. O foco é verificar o modo como os elementos constituintes das imagens foram arranjados no espaço visual e como isso se reflete no roteiro de audiodescrição. Fundamentada na Semiótica Social e Multimodalidade (Ribeiro, 2016, 2018; Gualberto e Pimenta, 2019) e na Tradução intersemiótica (Plaza, 2003), foram utilizados como instrumentos a função de composição da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2006); e os princípios da audiodescrição de Lima (2011). Foram selecionadas dez imagens classificadas em categorias com base nas normas ABNT para trabalhos acadêmicos. A avaliação teórico-empírica trouxe à tona questionamentos e possibilidades na criação e produção dessas imagens. Ao conhecer o processo tradutório da audiodescrição é possível pensar melhor no arranjo dos elementos para composição de imagens mais acessíveis.

CIDI:

Academic and scientific productions are increasingly multimodal with the popularization of graphic production and image editing software. However, these images need to be accessible and one of the resources is audio description. The present study aims to analyze the layout of images of academic-scientific editorial productions that were sent for audio description production. The focus is to verify how the constituent elements of the images were arranged in the visual space and how this is reflected in the audio description script. Based on Social Semiotics and Multimodality (Ribeiro, 2016, 2018; Gualberto and Pimenta, 2019) and Intersemiotic Translation (Plaza, 2003), the composition function of Kress and Van Leeuwen's Visual Design Grammar (2006) was used as instruments. ; and Lima's principles of audio description (2011). Ten images classified into categories based on ABNT standards for academic work were selected. The theoretical-empirical evaluation brought up questions and possibilities in the creation and production of these images. By knowing the translation process of audio description, it is possible to think better about the arrangement of elements to compose more accessible images.

Palavras-chave: Design editorial, Sistemas de signos, Tradução Intersemiótica, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade,

Palavras-chave: Editorial design, Sign systems, Intersemiotic translation, Assistive technology, Accessibility,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-1_640908

Referências bibliográficas
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  • [9] Ribeiro, A. E. (2016). Textos Multimodais. Leitura e Produção. Parábola Editorial.
Como citar:

Perdigão, Luciana Tavares; Fernandes, Ediclea Mascarenhas; "Imagens acessíveis: uma relação entre a audiodescrição e a Gramática do Design Visual", p. 1-18 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-1_640908

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