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Impacto da Incerteza da Medição de Vazão nos Ensaios de Emissões Veiculares em Condições Reais de Uso

Impact on Pollutant Emissions of the Flow Measurement Uncertainties in Real Drive Emission Meters

JALORETTO, F. ; DELLAROZA, D. ; OSTAPIUK, I. F. ;

Trabalho completo:

As emissões veiculares tem recebido muita atenção nos últimos anos devido ao seu impacto sobre as mudanças climáticas e a qualidade do ar nas grandes cidades. Como resultado, os esforços foram direcionados para reduzir as emissões de poluentes dos veículos, melhorando os regulamentos existentes e as tecnologias dos equipamentos usados para esta avaliação. Nesse sentido, houve aprimoramento dos medidores usados nos ensaios de emissões em tráfego real (ETR). Uma das principais medições é a da vazão do escapamento, e este estudo tem como objetivo avaliar o impacto das incertezas da medição dessa vazão sobre as emissões reais dos veículos. Ele busca propagar a incerteza dos medidores de vazão para avaliar o impacto dessas incertezas de medição nos resultados da emissão de CO2. Foram feitas duas avaliações: na primeira todas as incertezas consideradas foram baseadas em limites regulamentados ou em dados da literatura; na segunda, a incerteza da vazão dos gases foi baseada em dados experimentais da calibração do medidor, e as demais baseadas em limites regulamentares ou em dados da literatura. Ambas as condições levaram a uma conclusão semelhante: o princípio de medição de Pitot atende aos requisitos estabelecidos na regulamentação, e uma incerteza para a precisão de 7,5% é razoável.

Trabalho completo:

Vehicle emissions have received a lot of attention in recent years due to their impact on climate change and air quality in large cities. As a result, efforts have been directed towards reducing pollutant emissions from vehicles, improving existing regulations and the technologies of the equipment used for this assessment. To this end, the meters used in real drive emissions (RDE) tests have been improved. One of the main measurements is that of exhaust flow, and this study aims to assess the impact of the uncertainties in measuring this flow on real vehicle emissions. It seeks to propagate the uncertainty of flow meters in order to assess the impact of these measurement uncertainties on CO2 emission results. Two evaluations were carried out: in the first, all the uncertainties considered were based on regulatory limits or on data from the literature; in the second, the uncertainty of the gas flow rate was based on experimental data from the calibration of the meter, and the others were based on regulatory limits or on data from the literature. Both conditions led to a similar conclusion: the Pitot measurement principle meets the requirements set out in the regulations, and an uncertainty for accuracy of 7.5% is reasonable.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP92

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Como citar:

JALORETTO, F.; DELLAROZA, D.; OSTAPIUK, I. F.; "Impacto da Incerteza da Medição de Vazão nos Ensaios de Emissões Veiculares em Condições Reais de Uso", p. 488-494 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP92

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