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IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE TI EM APOIO À ATIVIDADE LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO DE VIATURAS DA MARINHA DO BRASIL

Bezerra, Marcelo Reis ; Mendonça, Bianca Gomes Soares Gonçalves de ;

Artigo Completo:

O uso de TI em apoio às atividades logísticas, a constante busca por redução de custos, por maior controle e por aprimoramento na previsão de demanda, com vistas a melhoria do serviço ao cliente e redução do efeito chicote é contínua fonte de análise por parte das empresas e acadêmicos. A Marinha do Brasil, da mesma forma que todas essas empresas, também desenvolve projetos para a melhoria dos seus processos logísticos, sendo abordado neste artigo os impactos positivos decorrentes da implantação de um sistema eletrônico de controle de abastecimento de viaturas, com informação da demanda em tempo real e compartilhamento de dados para uma maior integração da cadeia de suprimento de combustíveis, mitigando os efeitos gerados pelo efeito chicote, dentre outros problemas. Para atingir o objetivo proposto, o estudo desenvolveu-se sob uma metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa, por meio de um estudo de campo (ex post facto), sendo alcançado como resultado uma redução da ordem de 22% no consumo de combustíveis automotivo, além da maior visibilidade, integração da cadeia e controle dos abastecimentos realizados. Nesse sentido, o artigo contribui para a redução dos custos logísticos, bem como fornece um modelo capaz de ser adotado por outros órgãos do Governo Federal.

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Palavras-chave: Marinha do Brasil; Gerenciamento da Cadeia de Suprimento; Compartilhamento de Informações; Efeito chicote; Previsão de Demanda.,

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DOI: 10.5151/marine-spolm2015-140144

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Como citar:

Bezerra, Marcelo Reis; Mendonça, Bianca Gomes Soares Gonçalves de; "IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE TI EM APOIO À ATIVIDADE LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO DE VIATURAS DA MARINHA DO BRASIL", p. 208-219 . In: Anais do XVIII Simpósio de Pesquisa Operacinal & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2175-6295, ISBN: 2358-5498
DOI 10.5151/marine-spolm2015-140144

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