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IMPACTOS DAS PRÁTICAS DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL E AFETIVA DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS

IMPACTOS DAS PRÁTICAS DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL E AFETIVA DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS

Kappler, Stella Rabello ;

Pôster:

Justificativa

A literatura indica que educadores sociais são importantes agentes de socialização do afeto e das emoções servindo, muitas vezes, como referencial para o comportamento das crianças em situações do cotidiano. Ademais, o desenvolvimento da competência social

e afetiva tem início na infância e é considerada fundamental para as interações que o indivíduo irá estabelecer, ao longo de sua vida.

 

Objetivo(s)

O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de educadores sociais voltadas para o desenvolvimento da competência social e afetiva de crianças, sob seus cuidados, que vivem em instituições de acolhimento.

 

Método(s)

A autorização para desenvolver essa pesquisa se deu através do parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa da UERJ. Participaram dez educadores sociais. Foram realizadas entrevistas e quatro filmagens, com cada educador, com duração de quinze minutos cada, em diferentes horários, utilizando a técnica do sujeito-focal. Foram usadas categorias pré-definidas e realizados cálculos de frequências dessas categorias.

 

Resultado(s)

Durante as filmagens a categoria com maior número de ocorrências foi práticas relacionadas à cuidados básicos, indicando que os participantes se envolveram em mais atividades voltadas para alimentação, higiene e vestuário das crianças. Ademais, embora os educadores sociais tenham relatado valorizar o desenvolvimento da competência social e afetiva das crianças acolhidas, suas práticas de cuidado ainda requerem reflexão e ajustes.

 

Conclusão(ões)

Acredita-se que são necessários novos estudos na área, bem como a realização de programas de intervenção que busquem trabalhar aspectos afetivos de crianças e instrumentalize os educadores sociais para sua prática.

Pôster:

Justificativa

A literatura indica que educadores sociais são importantes agentes de socialização do afeto e das emoções servindo, muitas vezes, como referencial para o comportamento das crianças em situações do cotidiano. Ademais, o desenvolvimento da competência sociale afetiva tem início na infância e é considerada fundamental para as interações que o indivíduo irá estabelecer, ao longo de sua vida.

 

Objetivo(s)

O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de educadores sociais voltadas para o desenvolvimento da competência social e afetiva de crianças, sob seus cuidados, que vivem em instituições de acolhimento.

 

Método(s)

A autorização para desenvolver essa pesquisa se deu através do parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa da UERJ. Participaram dez educadores sociais. Foram realizadas entrevistas e quatro filmagens, com cada educador, com duração de quinze minutos cada, em diferentes horários, utilizando a técnica do sujeito-focal. Foram usadas categorias pré-definidas e realizados cálculos de frequências dessas categorias.

 

Resultado(s)

Durante as filmagens a categoria com maior número de ocorrências foi práticas relacionadas à cuidados básicos, indicando que os participantes se envolveram em mais atividades voltadas para alimentação, higiene e vestuário das crianças. Ademais, embora os educadores sociais tenham relatado valorizar o desenvolvimento da competência social e afetiva das crianças acolhidas, suas práticas de cuidado ainda requerem reflexão e ajustes.

 

Conclusão(ões)

Acredita-se que são necessários novos estudos na área, bem como a realização de programas de intervenção que busquem trabalhar aspectos afetivos de crianças e instrumentalize os educadores sociais para sua prática.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1352

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Kappler, Stella Rabello; "IMPACTOS DAS PRÁTICAS DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL E AFETIVA DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS", p. 91-92 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1352

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