Outubro 2022 vol. 7 num. 2 - 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil
Pôster - Open Access.
IMPACTOS DAS PRÁTICAS DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL E AFETIVA DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS
IMPACTOS DAS PRÁTICAS DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL E AFETIVA DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS
Kappler, Stella Rabello ;
Pôster:
Justificativa
A literatura indica que educadores sociais são importantes agentes de socialização do afeto e das emoções servindo, muitas vezes, como referencial para o comportamento das crianças em situações do cotidiano. Ademais, o desenvolvimento da competência social
e afetiva tem início na infância e é considerada fundamental para as interações que o indivíduo irá estabelecer, ao longo de sua vida.
Objetivo(s)
O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de educadores sociais voltadas para o desenvolvimento da competência social e afetiva de crianças, sob seus cuidados, que vivem em instituições de acolhimento.
Método(s)
A autorização para desenvolver essa pesquisa se deu através do parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa da UERJ. Participaram dez educadores sociais. Foram realizadas entrevistas e quatro filmagens, com cada educador, com duração de quinze minutos cada, em diferentes horários, utilizando a técnica do sujeito-focal. Foram usadas categorias pré-definidas e realizados cálculos de frequências dessas categorias.
Resultado(s)
Durante as filmagens a categoria com maior número de ocorrências foi práticas relacionadas à cuidados básicos, indicando que os participantes se envolveram em mais atividades voltadas para alimentação, higiene e vestuário das crianças. Ademais, embora os educadores sociais tenham relatado valorizar o desenvolvimento da competência social e afetiva das crianças acolhidas, suas práticas de cuidado ainda requerem reflexão e ajustes.
Conclusão(ões)
Acredita-se que são necessários novos estudos na área, bem como a realização de programas de intervenção que busquem trabalhar aspectos afetivos de crianças e instrumentalize os educadores sociais para sua prática.
Pôster:
Justificativa
A literatura indica que educadores sociais são importantes agentes de socialização do afeto e das emoções servindo, muitas vezes, como referencial para o comportamento das crianças em situações do cotidiano. Ademais, o desenvolvimento da competência sociale afetiva tem início na infância e é considerada fundamental para as interações que o indivíduo irá estabelecer, ao longo de sua vida.
Objetivo(s)
O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de educadores sociais voltadas para o desenvolvimento da competência social e afetiva de crianças, sob seus cuidados, que vivem em instituições de acolhimento.
Método(s)
A autorização para desenvolver essa pesquisa se deu através do parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa da UERJ. Participaram dez educadores sociais. Foram realizadas entrevistas e quatro filmagens, com cada educador, com duração de quinze minutos cada, em diferentes horários, utilizando a técnica do sujeito-focal. Foram usadas categorias pré-definidas e realizados cálculos de frequências dessas categorias.
Resultado(s)
Durante as filmagens a categoria com maior número de ocorrências foi práticas relacionadas à cuidados básicos, indicando que os participantes se envolveram em mais atividades voltadas para alimentação, higiene e vestuário das crianças. Ademais, embora os educadores sociais tenham relatado valorizar o desenvolvimento da competência social e afetiva das crianças acolhidas, suas práticas de cuidado ainda requerem reflexão e ajustes.
Conclusão(ões)
Acredita-se que são necessários novos estudos na área, bem como a realização de programas de intervenção que busquem trabalhar aspectos afetivos de crianças e instrumentalize os educadores sociais para sua prática.
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/sabara2022-1352
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Kappler, Stella Rabello; "IMPACTOS DAS PRÁTICAS DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL E AFETIVA DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS", p. 91-92 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/sabara2022-1352
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações