Junho 2017 vol. 3 num. 11 - 16° USIHC – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador
Poster - Open Access.
IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA TOUCHSCREEN NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS DO PROJETO BIKE ITAÚ
IMPLEMENTATION OF TOUCHSCREEN TECHNOLOGY IN ACCESS TO BICYCLE SHARING SERVICES OF THE BIKE ITAÚ PROJECT
Antar, Luciana Machado ; Ferreira, Ana Cristina Maurício ;
Poster:
O compartilhamento de bicicletas dentro das sociedades modernas é uma das principais formas de mobilidade urbana sustentável, reduzindo os impactos negativos causados pelo excesso de transportes motorizados de combustão interna. Neste aspecto, o projeto Bike Itaú promove a socialização e a conscientização ecológica da bicicleta, apontada como transporte verde não poluente e de baixo custo econômico. O objetivo deste trabalho foi promover melhorias no serviço de compartilhamento do Bike Itaú, através da implementação da tecnologia touchscreen, para o desbloqueio das bicicletas. Na metodologia foram realizadas etapas de verificação do sistema atual, aplicação de pesquisa de satisfação junto aos usuários na cidade de Salvador/BA, análise de sistemas similares, definição de requisitos para o desenvolvimento da melhoria proposta e apresentação do modelo do sistema sugerido. Com a implementação do touchscreen como mais uma opção de desbloqueio, os usuários poderão ser beneficiados com as vantagens desta tecnologia no que diz respeito à facilidade de uso e à inclusão aos serviços de compartilhamento de bicicletas.
Poster:
The sharing of bicycles within modern societies is one of the main forms of sustainable urban mobility, reducing the negative impacts caused by excess motorized internal combustion transports. In this regard, the Bike Itaú project promotes the socialization and ecological awareness of the bicycle, which is considered as a green transport that is not polluting and of low economic cost. The objective of this work was to promote improvements in the Itaú Bike sharing service, through the implementation of touchscreen technology, for the unblocking of bicycles. In the methodology were carried out verification steps of the current system, application of satisfaction survey with users in the city of Salvador/BA, analysis of similar systems, definition of requirements for the development of the proposed improvement and presentation of the suggested system model. With the touchscreen implementation as yet another unlock option, users will benefit from the benefits of this technology in terms of ease of use and inclusion in bike sharing services.
Palavras-chave: Mobilidade urbana sustentável, Compartilhamento de bicicletas, Projeto Bike Itaú,
Palavras-chave: Sustainable urban mobility, Bike sharing, Bike Itaú Project,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0235
Referências bibliográficas
- [1] BA ECOBICI. 2016. Disponível em: http://www.buenosaires.gob.ar/aplicacionesmoviles/ba-ecobici. Acesso em 20 mai 2016.
- [2] BARRET, G.; OMOTE, R. Projected-Capacitive Touch Technology. Frontline Technology, p. 16- 21, 2010.
- [3] BAXTER, M. R. Projeto de Produto: Guia Prático para o Design de Novos Produtos. 2. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2005.
- [4] BIKE SALVADOR. 2016. Disponível em: http://www.bikesalvador.com. Acesso em 23 mai 2016.
- [5] BRASIL. Programa Gespública - Pesquisa de Avaliação da Satisfação: Guia Metodológico. Brasília, MP, SEGEP, 2013. Versão 1/2013.
- [6] BRASIL. Ministério das Cidades, Curso Gestão Integrada da Mobilidade Urbana. Módulo I: Política Nacional de Mobilidade Urbana. Ministério das Cidades, Programa Nacional de Capacitação das Cidades, Brasília, Março, 200 Disponível em: http://www.cidades.gov.br/CursoSemob/modulos.html. Acesso em 23 mai 201
- [7] CADENA, R.P.; ANDRADE, M.O.; BRASILEIRO, A. A necessidade da regulação do aluguel de bicicletas como serviço público complementar ao transporte urbano. Anais em meio eletrônico do XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. ANPET, Curitiba, 2014.
- [8] CITIBIKE. 2016. Disponível em: https://www.citibikenyc.com. Acesso em 20 mai 2016.
- [9] FERREIRA, A.C.M.; RAIA JR. Análise das taxas de mortalidade por atropelamento dos municípios paulistas utilizando ferramentas de estatística espacial. Revistas dos Transportes Públicos, p. 61-74, ano 32, 1º. quadrimestre de 2010.
- [10] FEIJÓ, B.V. Para a Serttel a ciclovia é o caminho do crescimento, 2015. Disponível em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/no-ritmodas-bikes. Acesso em 18 out 2016.
- [11] GOMES, H.S. Brasil tem 5 milhões de celulares bloqueados por roubo ou perda, 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/02/brasil-tem-5-milhoes-de-celulares-bloqueados-porroubo-ou-perda.html. Acesso em 05out 2016.
- [12] HAMMERSCHMIDT, R. O. O que é touchscreen? Tecmundo. 2008. Disponível em http://www.tecmundo.com.br/multitouch/177-oque-e-touch-screen-.htm. Acesso em 04 mai 2016.
- [13] MELBOURNE BIKE SHARE. 2016. Disponível em: http://www.melbournebikeshare.com.au/. Acesso em 20 mai 2016.
- [14] PEREIRA, J.A.G. Compartilhamento em alta no Brasil. Notas. 20 Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/pagina22/article/download/27377/26247. Acesso em 20 mai 2016.
- [15] PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 5. Ed., São Paulo: ed. Saraiva, 2014.
- [16] RHENIUS, A.; MEIER, M. BASSO, M.V.A. O Sketchometry e a utilização de tecnologias Toutchscreen na Geometria Dinâmica. Nuevas ideas en informática educativa TISE. p.754-758, 2015.
- [17] SILVEIRA, M.O. Mobilidade Sustentável: A bicicleta como um meio de transporte integrado. 2010. 155p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes), Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Rio de Janeiro, 2010.
- [18] THE CITY FIX BRASIL. 2016. Disponível em: http://thecityfixbrasil.com. Acesso em 20 mai 2016.
- [19] VÉLIB. 2016. Disponível em: http://www.velib.paris Acesso em 20 mai 2016
Como citar:
Antar, Luciana Machado; Ferreira, Ana Cristina Maurício; "IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA TOUCHSCREEN NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS DO PROJETO BIKE ITAÚ", p. 2237-2244 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0235
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações