Junho 2017 vol. 3 num. 11 - 16° Ergodesign – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica
Artigo Completo - Open Access.
IMPLICAÇÕES DA USABILIDADE APARENTE COMO CRITÉRIO PARA A ESCOLHA DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS PARA MORADIA
IMPLICATIONS OF APPARENT USABILITY AS A TOUCHSTONE FOR CHOICE OF CERAMIC COATING FOR HOUSING
Nascimento, Izabel ; Diniz, Raimundo Lopes ; Campos, Lívia ; Mont’Alvão, Cláudia ;
Artigo Completo:
Este artigo apresenta uma pesquisa descritiva de consumidores de pisos cerâmicos em uma loja em São Luís-MA. Observou-se a relevância que a usabilidade aparente tem no processo de escolha quando consumidores realizam a compra a partir de opiniões pessoais quanto à estética e a métodos empíricos de observação das características técnicas. A partir dessa observação, este estudo apresenta a fundamentação teórica dos conceitos e aplicações da ergonomia e usabilidade, e reflexões sobre a capacidade de comunicação que os produtos têm de informar o consumidor.
Artigo Completo:
This article presents a descriptive survey of ceramic floors’ consumers in a store in São Luís-MA. It was observed the relevance that the apparent usability has in the process of choice when consumers make the purchase from personal opinions regarding aesthetics and empirical methods of observation of technical characteristics. From this observation, this study presents the theoretical basis of the concepts and applications of ergonomics and usability, and reflections on the communication capacity that the products have, to inform the consumer.
Palavras-chave: Usabilidade aparente, processo de escolha, piso cerâmico,
Palavras-chave: Apparent usability, touchstone choice, ceramic floor,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0082
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Como citar:
Nascimento, Izabel; Diniz, Raimundo Lopes; Campos, Lívia; Mont’Alvão, Cláudia; "IMPLICAÇÕES DA USABILIDADE APARENTE COMO CRITÉRIO PARA A ESCOLHA DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS PARA MORADIA", p. 831-840 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0082
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