Agosto 2014 vol. 1 num. 1 - XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha
Artigo - Open Access.
IMPLICAÇÕES DOS SISTEMAS DE SEGREGAÇÃO DO MILHO NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE BRASILEIRA: APLICAÇÃO DE UM PROBLEMA DE COMPLEMENTARIEDADE MISTA
Oliveira, Andréa Leda Ramos de ; Silveira, José Maria Ferreira Jardim da ;
Artigo:
O rápido processo de difusão da biotecnologia agrícola ocorre simultaneamente à necessidade de implementação de um aparato regulatório, que pode implicar em custos adicionais ao longo da cadeia agronegócio. O objetivo da pesquisa é analisar o efeito da segregação do milho na logística de transporte e armazenagem do Brasil, especialmente do milho geneticamente modificados (GM), a partir das diretrizes de acordos multilaterais, bem como os desdobramentos na competitividade no mercado internacional. Para incorporar aspectos relacionados à segregação do milho GM, tais como o custo dos testes para identificar os eventos transgênicos e armazenagem segregada, é proposto um modelo de equilíbrio espacial sob a forma de um Problema de Complementaridade Mista (PCM) que se adapta a esta classe de produto. Os resultados demostraram que com um maior número de testes ao longo das rotas logísticas e a demanda por armazenagem segregada, maior é o aumento do custo de transporte. Quanto mais rígido o processo de identificação, maior é o impacto sobre as exportações. Os fluxos intermodais com destino ao mercado internacional foram os mais afetados e as reduções comerciais mais significativas ocorreram nas regiões brasileiras que estão mais distantes dos portos de exportação. A originalidade desta pesquisa é demonstrada pelo uso de um modelo otimização para avaliar como as questões de regulamentação de um segmento, neste caso da biotecnologia, podem interferir em projetos de infraestrutura logística. Este tipo de aplicação é único no Brasil, abrindo oportunidades para trabalhos futuros para examinar a influência de acordos multilaterais nas decisões estratégicas da logística de um país.
Artigo:
The aim of the research is to analyze the effects of segregation of corn on the logistics of transport and storage of Brazil and its impacts on competitiveness in the international market, in a context of building new institutions, in this case, from the simulation of resolutions taken by multilateral agreements. The treatment of the proposed problem demands the search for new analytical tools and simulation scenarios. Thus, the proposal is to develop a partial equilibrium model as a Mixed Complementarity Problem (MCP), which aims to provide guidance for the implementation of more effective policies and that give support to new investments in the corn supply chain. As a main conclusion, it is observed that the logistics of transport and storage in Brazil is affected by the requirements of the Cartagena Protocol on Biosafety. Therefore, the more rigid the identification process, the greater the impact on exports. Intermodal flows were the most affected and the significant commercial reductions occurred in the Brazilian regions that are more distant from ports of export, reflecting a significant loss of competitiveness of the corn supply chain. The originality of this research is demonstrated by the use of a optimization model to measure how regulatory issues of a segment, in this case biotechnology, directly interfere in infrastructure logistics projects. This type of application is unique in Brazil by opening opportunities for future works to examine the influence of multilateral agreements in the strategic decisions of a country''s logistic.
Palavras-chave: Logística, Regulação, Modelos de equilíbrio espacial, Transgênicos, Logistics,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/marine-spolm2014-126715
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Como citar:
Oliveira, Andréa Leda Ramos de; Silveira, José Maria Ferreira Jardim da; "IMPLICAÇÕES DOS SISTEMAS DE SEGREGAÇÃO DO MILHO NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE BRASILEIRA: APLICAÇÃO DE UM PROBLEMA DE COMPLEMENTARIEDADE MISTA", p. 672-685 . In: Anais do XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha - SPOLM 2014.
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2175-6295,
ISBN: 2175-6295
DOI 10.5151/marine-spolm2014-126715
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