Dezembro 2018 vol. 4 num. 4 - GAMPI Plural 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Inovando no atendimento do CRAS: Design gráfico possibilitando novas compreensões

Innovating in CRAS Service: Graphic Design Enabling New Understandings

ZORZANELLO, Sarita ; SCHWENGBER, Eduardo Cipriani ;

Artigo Completo:

Na identificação gráfica do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS havia uma diversidade de elementos desequilibrada visualmente. Aspectos ultrapassados geram desconforto ao usuário. Design não se restringe ao produto físico, trabalha centrado no ser humano, cultura e sociedade e usa aspectos visuais para unificar e traduzir valores. As transformações da sociedade devem ser estudadas para uma representação gráfica efetiva. O CRAS, representa vários tipos de pessoas independente de característica de distinção e deve ser representado de acordo com o posicionamento das pessoas, mostrando sua essência. O presente trabalho reformulou a identidade visual do CRAS do município catarinense de Guatambu.

Artigo Completo:

In the CRAS the diversity is a point of visual imbalance. Outdated aspects generate discomfort with the user. Design is not restricted to the physical product, it works focused on the human being, culture and society and uses visual aspects to unify and translate values. The transformations of society must be studied so that the graphic representation is effective and must be transformed like people and society. The CRAS, represents several types of people independent of characteristic, of distinction and should be represented according to the position of the people, showing the essence of the institution. This work organized the visual identity of the CRAS from Guatambu in Santa Catarina.

Palavras-chave: Sociedade; design gráfico; CRAS,

Palavras-chave: Society; graphic design; CRAS,

DOI: 10.5151/gampi2017-22

Referências bibliográficas
  • [1] BLANKENSHIP, Sherry. Outside the center: Defining who we are. Design Issues: Volume 21, Number 1 Win- ter. MIT. 2005. p. 24-3
  • [2] BRASIL. Centro de Referência de Assistência Social - CRAS / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.
  • [3] BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. SUAS: configurando os eixos de mudança. Brasília: Instituto de Estudos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.
  • [4] BRASIL. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Disponível em Acesso em 20 de novembro de 2014
  • [5] BÜRDEK. Bernard E. Design: História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
  • [6] LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.. São Paulo: Atlas 2003.
  • [7] LUPTON, Ellen (org). Intuição, Ação e Criação. São Paulo: G. Gili, 2013.
  • [8] KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
  • [9] KUNSCH, Margarida M. K. (org.). Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997.
  • [10] NORMAN, Donald A. Design Emocional: porque adoramos ou detestamos os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro, Rocco, 2008.
  • [11] O GLOBO. A nova configuração familiar. Disponível em: Acesso em 10 de setembro de 2014.
  • [12] TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
  • [13] WHEELER, Alina. Design e Identidade da Marca. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Como citar:

ZORZANELLO, Sarita; SCHWENGBER, Eduardo Cipriani; "Inovando no atendimento do CRAS: Design gráfico possibilitando novas compreensões", p. 248-264 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/gampi2017-22

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações