Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Inovação de significado na moda: a influência dos processos criativos e do propósito de marca
Meaning innovation in fashion: the influence of creative processes and brand purpose
DA LUZ, Deise ; BORBA, Gustavo ; FREIRE, Karine ;
Artigo:
O presente artigo analisou como a inovação de significado, por meio do design, pode ser relevante para a descontinuidade sistêmica no sistema de produção e consumo da moda, ligada aos princípios do slow fashion. A escolha metodológica pelo estudo de caso nos proporciona reflexões sobre como empreendedores criativos da moda podem, a partir de seus propósitos, criar marcas que apresentam modos de ressignificar o consumo de moda. A NUZ, marca gaúcha estudada, preza por modelagens funcionais e atemporais, que pensou seu produto exemplar, o NUZ, a partir das possibilidades de transformação com uma modelagem que possibilita, no mínimo, oito usos diferentes. O estudo mostra como a inovação de significado está presente ao longo do processo de criação e desenvolvimento da peça e como o propósito da marca influência na mudança de comportamento rumo à ressignificação do consumo de roupas.
Artigo:
This article analyzes, through design, how the innovation of meaning can be relevant for the systemic discontinuity related to the fashion production and consumption, linked to the slow fashion principles. The methodological choice of case study, provides reflections on how creative entrepreneurs can, by their own purposes, create brands that show ways of re-signifying fashion consumption. The NUZ, a brand based in Rio Grande do Sul, values functional and timeless modeling, which thought its main product, the NUZ, from the possibilities of transformation in at least in eight different models. The study shows how the innovation of meaning is present throughout the process of piece creation and its development, and how the brand purpose influences the behavior change towards the re-signification of clothes consumption.
Palavras-chave: Inovação de Significado; Processos Criativos; Propósito de Marca,
Palavras-chave: Innovation of Meaning, Innovation Process; Brand Purpose,
DOI: 10.5151/ped2018-3.3_ACO_41
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
DA LUZ, Deise; BORBA, Gustavo; FREIRE, Karine; "Inovação de significado na moda: a influência dos processos criativos e do propósito de marca", p. 2281-2295 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-3.3_ACO_41
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações