Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Inovação Social e processos de cocriação para empoderamento da comunidade escolar

Serpa, Bibiana ; Cipolla, Carla ;

Artigo Completo:

O estudo descrito neste trabalho trata do processo de projetação de soluções habilitantes considerando o Design Centrado na Comunidade como método. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre Design de Serviços e Inovação Social e uma análise de um caso experimental de projeto de cocriação de serviços em educação para empoderamento da comunidade escolar. A partir deste estudo foram compreendidas não só a importância da inserção dos atores/usuários como sujeitos ativos no processo projetual, mas também as restrições de validação de soluções propostas para ambientes complexos como a escola. Pretende-se, a partir disso, incentivar diferentes equipes de projeto a repensar sua prática e incluir múltiplas abordagens e perspectivas no seu processo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: inovação social; design de serviços; comunidade escolar; design centrado na comunidade.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0183

Referências bibliográficas
  • [1] BURNS, C., COTTAM, H., VANSTONE, C., & WINHALL, J. Transformation design. London: Design Council, 2006.
  • [2] Cantù, D., Corubolo, M., Simeone, G. (2012). A Community Centered Design approach to developing service prototypes. ServDes Service Design and innovation Conference, Co-creating services. Espoo, Finland, 8-10 February 201
  • [3] CIPOLLA, C.; MOURA, H. T.; Social innovation in Brazil through design strategy. Design Management Journal, [S.l], v. 6, fasc. 1, p. 40 51, 2012. Disponível em:
  • [4] MAFFEI, Stefan; SANGIORGI, Daniela. From the Communication Flow within Complex Design Processes. In: FRASCARA, Jorge (Ed.). Design for Effective Communications: Creating Contexts for Clarity and Meaning. Allworth Press, New York, New York, 2006.
  • [5] MANZINI, E. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais.
  • [6] MERONI, Anna. Strategic Design to take care of the territory. Networking Creative Communities to link people and places in a scenario of sustainable development. In: P&D Design 2008, 8o Congresso Brasileiro de Pesquisa e D, v.18, n.3, p.3-17, 2002. Disponível em: .
  • [7] MORIN, Edgar. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3a. ed. - São Paulo - Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001
  • [8] MURRAY, R.; CAULIER-GRICE, J.; MULGAN, G. The open book of social innovation. London: NESTA/The Young Foundation, 2010. Disponível em: .
Como citar:

Serpa, Bibiana; Cipolla, Carla; "Inovação Social e processos de cocriação para empoderamento da comunidade escolar", p. 2143-2152 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0183

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações