Agosto 2018 vol. 5 num. 1 - IX Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Integrando tecnologia digital no contexto do ensino de Física e Química na preparação para o Enem

XAVIER, L. A. ; SEGATTO, B. R. ; Rodrigues, C. F. ; SONDERMANN, D.V.C. ; LEITE, Sidnei Quezada Meireles ; XAVIER, M.G. ;

Artigo:

Nos últimos anos têm se discutido sobre metodologias ativas com propósito de melhorar a aprendizagem de nossos educandos. A fim de inovar, foi introduzido o ensino híbrido, como prática pedagógica para fortalecer a capacidade das escolas Prof.ª Filomena Quitiba e Coronel Gomes de Oliveira de impactar mais diretamente nos resultados de seus alunos do Ensino Médio no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Proporcionando aos alunos condições de serem protagonistas na construção de seu conhecimento de Física e Química a partir da sua própria ação, explorando a construção de mapas mentais até às competências e habilidades exigidas pelo Enem, por meio da produção de podcast. A realização de transmissão de arquivos multimídia, como recurso mediador foi com o objetivo de obter melhor aprendizagem, criando a cultura de autoria com os estudantes para alavancar a qualidade do ensino. Foram realizadas oficinas nas turmas a fim de orientar para a produção dos podcasts das questões do Enem. Os recursos mais utilizados no processo foram: Computadores, data show; aplicativo Hora do Enem, softwares, livros, celular dos alunos. Portanto, o ensino híbrido que alternou momentos de aprendizagem individual e/ou coletivo sem abandonar as aulas expositivas teve o objetivo alcançado mostrando como o ensino híbrido pode ser um trabalho mediado pela cultura digital.

Artigo:

In recent years it has been discussed about active methodologies for purposes of improving the learningof our students. In order to innovate, was introduced the hybrid teaching as a pedagogical practice to strengthen the ability of schools Prof.ª Filomena Quitiba and Coronel Gomes de Oliveira to have a more direct impact on the results of their high school students at High School National Exam (Enem). Providing students with the ability to be protagonists in building their knowledge of Physics and Chemistry from their own action, exploring the construction of mental maps to the skills and abilities required by Enem, through the production of podcast. The accomplishment of multimedia files transmission, as mediator resource was with the objective of obtaining better learning, creating the culture of authorship with the students to leverage the quality of the teaching. Workshops were held in groups to guide the production of the podcasts about Enem issues. The most used resources in the process were: Computers, data show; Enem Time application, software, books, student’s cell phone. Therefore, hybrid teaching that alternated moments of individual and / or collective learning without abandoning the lectures had the objective reached showing how hybrid teaching can be a work mediated by digital culture.

Palavras-chave: Ensino Híbrido, Enem, TICs.,

Palavras-chave: Hybrid Teaching, Enem, ICT,

DOI: 10.5151/ecfa2018-22

Referências bibliográficas
  • [1] LÉVY, P. Cibercultura / Pierre Lévy: tradução de Carlos Irineu da Costa.- São Paulo: Ed. 34, 1999. 85 – 110 [2] MORAN, J. M. Contrapontos, v. 4, n. 2, p. 347-356, Itajaí, maio/ago. 2004. [3] BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Revista EDUCAONLINE- Volume 7 - No 3 – Setembro/Dezembro de 2013. [4]. Mapeando a motivação dos alunos. Campinas. Disponível em . Acesso em: Abril, 2018. [5] LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. [6] Belmont, R. S. Revista/Meaningful Learning Review – V6(3), pp. 79-88, 2016.
Como citar:

XAVIER, L. A.; SEGATTO, B. R.; Rodrigues, C. F.; SONDERMANN, D.V.C.; LEITE, Sidnei Quezada Meireles; XAVIER, M.G.; "Integrando tecnologia digital no contexto do ensino de Física e Química na preparação para o Enem", p. 110-115 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/ecfa2018-22

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações