CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Integração do usuário no processo de design: a importância do uso de um grupo focal para o resultado final do projeto gráfico

User integration in the design process: the importance of using a focus group for the final result of the graphic project

Evangelista, Tacila Fernanda Carneiro ; Bueno, Juliana ;

CIDI:

Em uma área tão subjetiva, ferramentas como estudo etnográfico e análise de dados podem ser usadas para uma melhor comunicação com o público-alvo, criando mensagens mais eficazes ou avaliando o desenvolvimento de um projeto. O grupo focal é uma técnica qualitativa e dinâmica que auxilia na compreensão do usuário a partir de atividades que objetivam o aprofundamento do entendimento sobre um tema, servindo como um excelente recurso para inclusão do usuário final no processo de design. Visando apresentar os resultados do design centrado no usuário (Bootcamp Bootleg, 2018) e design thinking (Frascara, 2004) na fase de desenvolvimento do design dos protagonistas e da webcomic “Entre Mundos” a partir do uso de um grupo focal, este artigo foi desenvolvido para contribuir com o levantamento de dados do uso desta ferramenta e demonstrar o impacto da participação do usuário no resultado de um projeto gráfico.

CIDI:

In such a subjective area, tools such as ethnographic study and data analysis can be used for better communication with the target audience, creating more effective messages, or evaluating project development. The focus group is a qualitative and dynamic technique. It helps to know the user through activities that aim to deepen the understanding of a topic, serving as an excellent resource for matching the final user with the design process. Intending to present the results of user-centered design (Bootcamp Bootleg, 2018) and design thinking (Frascara, 2004) in the development of the character design and webcomic design of “Entre Mundos” with the focus group as a tool, this article was developed to contribute with the data collection of this tool and demonstrate the impact of user participation in the result of a graphic project.

Palavras-chave: grupo focal, design centrado no usuário, design de personagens, design de quadrinhos,

Palavras-chave: focus group, user-centered design, character design, comic design,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-84_650341

Referências bibliográficas
  • [1] Bootcamp Bootleg (2018), D. School, Stanford University.
  • [2] Bueno, J., Padovani, S. e Smythe, K. C. A. (2017). Representações gráficas de síntese (RGSs): proposta de um modelo de avaliação. São Paulo. Infodesign v. 14, n. 2, p. 203 – 203.
  • [3] Dutra, R. (2022). Enviesados - psicologia e vieses cognitivos no design para criar produtos e serviços que ajudam usuários a tomarem melhores decisões. Três Rios, RJ: Editora Clube de autores.
  • [4] Frascara, J. (2004). Communication Design – principles, methods and practice. New York: Allworth Press.
  • [5] Gil, A. C. (1989). Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas S. A.
  • [6] Krueger, R. A. (1994). Focus groups: a practical guide for applied research. 2. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications.
  • [7] Lupton, E. (2013). Intuição, ação, criação: Graphic Design Thinking. São Paulo: Editora G. Gili.
  • [8] Martin, B., & Hanington, B. (2012) Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Beverly: Rockport Publishers.
  • [9] O’Grady, K. V., & O’Grady, J. V. (2017). Designer’s Research Manual. Second Edition. Massachessetts: Rockport.
  • [10] Sociedade Brasileira De Design Da Informação - SBDI (2020). Brasil, Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2023.
Como citar:

Evangelista, Tacila Fernanda Carneiro; Bueno, Juliana; "Integração do usuário no processo de design: a importância do uso de um grupo focal para o resultado final do projeto gráfico ", p. 1276-1290 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-84_650341

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações