Agosto 2018 vol. 5 num. 1 - III Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação
Artigo - Open Access.
Interações universidade-empresa de pequenas e médias empresas brasileiras: quais são os fatores direcionadores (drivers) da intensidade das interações com grupos de pesquisa de universidades e institutos públicos de pesquisa?
Oliveira, Vanessa Parreiras ; Garcia, Renato de Castro ;
Artigo:
Este trabalho investiga os fatores direcionadores (drivers) da intensidade dos relacionamentos cooperativos de pequenase médias empresas (PMEs) brasileiras com universidades e institutos públicos depesquisa (IPPs). Baseando-se em uma base de dados com 1819 empresasbrasileiras, com menos de 500 empregados, que tiveram algum tipo derelacionamento com grupos de pesquisa, conforme o Diretório dos Grupos dePesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(DGP/CNPq) (Censo 2010), fatores relacionados às característicasestruturais e comportamentais das empresas interativas, aos seusrelacionamentos U-E e à política de ciência, tecnologiae inovação foramintroduzidos em quatro modelos de Poisson truncadosem zero. Os resultados mostram que características estruturais ecomportamentais das empresas interativas investigadas (isto é, o porte, aexperiência prévia em colaboração e a capacidade de absorção), que refletem capacidades internasdestas empresas para cooperar com universidades e IPPs e o acesso aofinanciamento publico são fatores capazes de direcionar a intensidade das interações U-E dePMEs brasileiras, implicando um aumento da taxa de interação. Ademais, sugerem que há especificidades dosfatores direcionadores (drivers) daintensidade da interação U-E de PMEs quando estas empresas são categorizadaspor faixas de porte.
Artigo:
Palavras-chave: : pequenas e médias empresas; intensidade da cooperação U-E; fatores direcionadores (drivers) da cooperação U-E,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/enei2018-61
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Como citar:
Oliveira, Vanessa Parreiras; Garcia, Renato de Castro; "Interações universidade-empresa de pequenas e médias empresas brasileiras: quais são os fatores direcionadores (drivers) da intensidade das interações com grupos de pesquisa de universidades e institutos públicos de pesquisa?", p. 1103-1122 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/enei2018-61
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