Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Interação com redes sociais, bem-estar e a terceira onda de evolução da Inteligência Artificial

Interação com redes sociais, bem-estar e a terceira onda de evolução da Inteligência Artificial

PAULO, Beatriz Santos de ; QUARESMA, Manuela ;

Artigo:

Após mais de uma década de evolução como produtos, as redes sociais como Facebook e Instagram passaram a incorporar novas tecnologias e funcionalidades, como os feeds de conteúdo organizados por algoritmos de IA. O objetivo dos algoritmos é elaborar uma curadoria do que será mostrado, posicionado e priorizado para os usuários, não se limitando a fontes escolhidas inicialmente por eles. O momento atual da aplicação da IA como tecnologia apresenta desafios, como a potencial ampliação de preconceitos e desigualdades, propagação de discursos de ódio e notícias falsas e necessidade de transparência nas decisões. Redes sociais são produtos que se relacionam com aspectos pessoais de seus usuários, tais como seu bem-estar, suas relações interpessoais e suas intenções de consumo. O presente trabalho discute como a aplicação de IA em redes sociais podem influenciar a experiência final e o bem-estar de seus usuários. Os resultados da discussão podem contribuir para o entendimento de como indivíduos percebem e interagem com IA em aplicativos sociais e de como essas interações podem ser mais significativas e positivas.

Artigo:

Após mais de uma década de evolução como produtos, as redes sociais como Facebook e Instagram passaram a incorporar novas tecnologias e funcionalidades, como os feeds de conteúdo organizados por algoritmos de IA. O objetivo dos algoritmos é elaborar uma curadoria do que será mostrado, posicionado e priorizado para os usuários, não se limitando a fontes escolhidas inicialmente por eles. O momento atual da aplicação da IA como tecnologia apresenta desafios, como a potencial ampliação de preconceitos e desigualdades, propagação de discursos de ódio e notícias falsas e necessidade de transparência nas decisões. Redes sociais são produtos que se relacionam com aspectos pessoais de seus usuários, tais como seu bem-estar, suas relações interpessoais e suas intenções de consumo. O presente trabalho discute como a aplicação de IA em redes sociais podem influenciar a experiência final e o bem-estar de seus usuários. Os resultados da discussão podem contribuir para o entendimento de como indivíduos percebem e interagem com IA em aplicativos sociais e de como essas interações podem ser mais significativas e positivas.

Palavras-chave: redes sociais, IA, bem-estar, Explainable AI,

Palavras-chave: redes sociais, IA, bem-estar, Explainable AI,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-60

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

PAULO, Beatriz Santos de; QUARESMA, Manuela; "Interação com redes sociais, bem-estar e a terceira onda de evolução da Inteligência Artificial", p. 938-951 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-60

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações